Recentes

ModaLisboa: Juntos na primavera

Destaques / Tendências / 18 Novembro, 2016

João Barriga | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherRicardo Andrez | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherA edição comemorativa dos 25 anos do certame juntou os talentos emergentes e consagrados num calendário que se esgotou entre os dias 6 e 9 de outubro. A par das surpresas que fizeram vibrar os amantes da moda – como a estreia de Ricardo Preto na moda masculina –, a ModaLisboa anunciou a primavera-verão 2017 e respetivas tendências.

Conduzida pelo leitmotiv “Together”, a edição que assinalou as bodas de prata do evento começou, como é seu apanágio, com os desfiles da plataforma Sangue Novo, dedicada ao talento emergente. Já o desfile de Luís Carvalho lacrou a carta das propostas para a primavera-verão 2017 (ver Um 2016 em cheio para Luís Carvalho).

Eis as principais tendências desfiladas nos vários cenários pelos quais se espraiou a edição comemorativa da ModaLisboa.

Unissexo

Dentro do repositório do talento emergente nacional, João Barriga, formado pelo Modatex, foi o vencedor do Prémio ModaLisboa (ver ModaLisboa abraça o futuro) e levou para a passerelle uma das mais relevantes tendências da próxima estação quente – o unissexo.

As propostas de “Blackout” definiram-se enquanto “peoplewear”, apesar das origens no streetwear masculino. As silhuetas oversized e a cor preta dominaram os looks.

Ricardo Andrez foi ainda mais longe e anulou o género e a identidade dos modelos, ao cobrir-lhes o rosto. Fiel à sua estética streetwear, o designer jogou com as sobreposições e o contraste entre cores fortes, como o amarelo e vermelho, e tons sóbrios, como preto e cinza.

David Ferreira | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherTransparências

Sugeridos ao homem e à mulher com igual sensualidade, os jogos de transparências e opacidades, com rendas ou tules, tiveram os nomes de David Ferreira, Patrick de Pádua, Dino Alves ou Nadir Tati na sua equipa.

Anos 70

Graças a Luís Carvalho, a década que mais memórias deixou à moda volta a ser lembrada em 2017. A coleção foi marcada por diferentes referências de estilo do pop/rock dos anos 1970, e brindou ao contraste de silhuetas crop/longa e skinny/XL, materiais fluidos/estruturados e pela exploração de diferentes texturas. Detalhes como as riscas e as aplicações metálicas surgiram em evidência ou em pormenor.

Desporto

As propostas urbanas e desportivas, que primam pelo conforto, fluidez e minimalismo visitaram muitas coleções, mas o alinhamento da Saymyname e da Duarte (marca da jovem designer Ana Duarte distinguida com uma menção honrosa no concurso Sangue Novo) foram casos paradigmáticos.

Saymyname | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherPara a primavera-verão 2017, a Saymyname revisitou o estilo streetwear dos anos 90 e apresentou “Kiss me like you miss me”, uma coleção de estilo desportivo, na qual se destacaram grandes bolsos de pala e estampagens gráficas. Vestidos tubulares e camiseiro, calças cargo, gabardines com grandes mangas raglan, bombers e blusas baggy com folhos na bainha foram as peças chave.

Já em “Knock Out”, coleção inspirada pelo boxe, a marca Duarte propôs cores e silhuetas que seguiam a linha do equipamento e espaço de treino e combate, criando uma versão de luxo desportivo.

Os cetins e tecidos fluidos permitiam a liberdade de movimentos e os estampados personalizaram cada peça.

Florais

Os padrões florais marcaram a coleção “Retrospetiva” de Filipe Faísca (ver Filipe Faísca em retrospetiva) e simultaneamente renovaram o apelo ao mais feminino dos padrões para a próxima estação quente.

Dino Alves | Summer 2017 | ModaLisboa - TogetherRosa

O cor-de-rosa (muitas vezes de mãos dadas com o amarelo) pintou as coleções de Dino Alves, Patrick de Pádua, Luís Carvalho, Christophe Sauvat ou Ricardo Preto (mulher) em versões pastéis ou elétricas, peças ultrafemininas ou masculinas, oversized ou elegantes.

Mangas

As mangas mereceram a atenção dos designers e marcas que se juntaram para celebrar os 25 anos da ModaLisboa. Os pormenores ondulados em Ricardo Preto (mulher) e as adições de assimetria e volume nos ombros de David Ferreira, os balões de Dino Alves e as proporções de Filipe Faísca mostraram que, na próxima primavera-verão, as mangas vão ser o centro das atenções dos coordenados.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

A pluralidade de Lotta Volkova

Próxima Notícia

Modatex de malas feitas para Gotemburgo




Sugestões

A pluralidade de Lotta Volkova

A stylist russa Lotta Volkova é, simultaneamente, cérebro, musa inspiradora, colaboradora e modelo de eleição da Vetements,...

18 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.