Recentes

Moda para eles

Destaques / Tendências / 22 Dezembro, 2015

 


HypeBeast-0
No que à moda diz respeito, os homens tendem a posicionar-se em polos opostos: há aqueles que não têm qualquer relação com as tendências e os que as seguem escrupulosamente, como se de um verdadeiro manual de sobrevivência se tratassem. Não há um meio-termo, mas dois lados do espectro que colocam interessantes desafios às marcas.

O destino que melhor representará as escolhas dos segundos será, de acordo com a i-D, a hypebeast, que se associa, sobretudo, a homens que gostam de ser o centro das atenções onde quer que se encontrem. A plataforma da hypebeast, que oferece uma experiência completa online, entre roupas, acessórios, beleza, conteúdos informativos, etc., procura completar guarda-roupas selecionados para impressionar os pares, com moda masculina contemporânea de pegada streetwear.

STONE 025-640 LGM 3.inddSTONE 025-640 LGM 3.inddOutra marca de culto é a Stone Island. Apesar de ter sido associada à cultura hooligan do final da década de 1990, nos últimos anos, a marca tem experimentado uma espécie de renascimento, usada por figuras como Drake, Mike Skinner ou Frank Ocean.

Os devotos da “Stoneys” veneram a marca italiana em fóruns e websites especializados e o facto de a marca ser cara e exclusiva, onde a procura supera muitas vezes a oferta, contribui para o seu apelo junto dos aficionados.

Ainda que a história da marca seja relativamente curta – nasceu em 1982 –, o seu mercado de colecionadores vintage cresceu nos últimos anos. Oliver Beer é um deles. Neste momento, Beer tem 50 casacos da marca, mas já chegou a somar 200. Mas Beer não está sozinho e o número de homens a dedicar-se a este género de repositórios tem vindo a aumentar.

Hiroshi Fujiwara, o influente designer de streetwear e mentor de designers como Nigo e Jun Takahashi, enceta neste campo uma interessante investida, que resulta na procura das roupas que Vivienne Westwood produziu para a sua loja “Seditionaries”, no final dos anos 70 (ver Moda entre quatro paredes). Beer e Fujiwara podem parecer dois exemplos extremos mas, atualmente, a ala masculina de fashionistas parece estar a competir de forma mais acérrima por roupas do que a ala feminina.

O incremento da Internet e das redes sociais em muito têm contribuído para esta realidade. Ou, talvez tudo isto seja resultado da ação do gene de colecionador, comum a todos os amantes de moda, que vão acumulando peças de vestuário e acessórios como qualquer outro colecionador reúne pacotes de açúcar.

Importa, no entanto, ressalvar que estas características transcendem classes. Os homens de todos os escalões da sociedade procuram por relógios-afirmação e casacos exclusivos – lembre-se a cultura hooligan dos anos 80 e 90, onde as marcas Stone Island, Burberry, Aquascutum, Lacoste e Sergio Tacchin eram cobiçadas pelos amantes de desporto. Mais recentemente, a explosão de menswear contribuiu para esta aceitação do crescente investimento dos homens em moda (ver Menswear, o começo).

Sendo que as vendas da moda masculina estão a subir rapidamente e a recuperar o atraso em relação ao vestuário feminino – no Reino Unido, por exemplo, o mercado de moda masculina cresceu 18% nos últimos cinco anos e espera-se que, em 2018, valha 16,4 mil milhões de libras (aproximadamente 22,5 mil milhões de euros).

Como seria de esperar, os millennials são os mais atentos à moda – cerca de um quarto dos homens com idades entre os 25 e os 34 anos admitem ser guiados pelas últimas tendências de moda quando vão às compras.

Com o homem moderno a abraçar a moda, os dias de ostracismo para estilo masculino “fora da caixa” parecem ter terminado.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

A futurologia da moda

Próxima Notícia

Volta ao mundo em 13 marcas




Sugestões

A futurologia da moda

A indústria da moda tem conhecido diferentes velocidades que ditam a constante apresentação de novos produtos e compasso...

21 Dezembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.