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Moda hiperbolizada

Destaques / Tendências / 18 Fevereiro, 2016

DiogoMiranda_112_2 LuisBuchinho_010_0 Na indústria da moda, as mudanças ocorrem por diversos motivos. O tempo – meteorológico – afeta os materiais, o tempo – cronológico – altera as silhuetas, as questões sociais têm impacto nas cores, o rasgo criativo dos designers altera o que bem entender. Não se sabe ao certo o que trouxe à superfície o maximalismo e deixou o minimalismo de outras temporadas submerso. Alessandro Michele terá interpretado um importante papel, mas não contracenou sozinho.

Em 2010, analisa o The Cut, Phoebe Philo lançava na Céline uma coleção tão impactante que a conversa da comunidade de moda começou a centrar-se na contenção, na importância das linhas e na pureza dos gestos. Mas o tema mudou e, atualmente, o maximalismo desfruta de protagonismo – as paillettes e lantejoulas, as camadas e os embelezamentos, a renda e as combinações inesperadas de cor imperam. E, se o novo minimalismo tinha Philo à cabeça, este movimento tem como líder espiritual Alessandro Michele, o diretor criativo Gucci, que usa um anel em cada dedo, uma barba bíblica e tem uma queda para a metafísica.

Durante o périplo pelas semanas de moda internacionais, os mesmos editores de moda que outrora jogavam pelo azul-marinho da Céline, integram agora a equipa de magenta, lilás, mostarda e lima da Gucci. Mas Michele não representa a única equipa no campeonato do maximalismo.

Há um renovado interesse nesta primavera-verão da Dolce & Gabbana, com as tiaras com headphones a assumirem-se como uma acessório-chave da marca que aposta em peças a três dimensões (3D); e camadas intrincadas e excitantes em construção, cor e escala na Prada.

CarlosGil_021_3NunoBaltazar_123_0Em território nacional, Carlos Gil apresenta uma coleção para a primavera-verão 2016 rica em paillettes e lantejoulas, tal como Nuno Baltazar e Anabela Baldaque. As sobreposições marcam as propostas de Júlio Torcato, Estelita Mendonça e Diogo Miranda e as cores e os jogos de padrões tomam de assalto a coleção inspirada na pop britânica dos anos 1980 de Luís Buchinho.

Nuno Baltazar distingue-se no campo das texturas. As propostas que procuraram celebrar o 30º aniversário do filme “Out of Africa” (1985) resultam em jacquards de algodão, telas viscose/cupro, crepes e seda natural que coexistem com elementos fantasiosos tridimensionais, plissados, acabamentos foile e bordados manuais (ver Estação eclética).

Esta é, certamente, uma forma arriscada de a comum mortal se vestir: requer uma certa dose de ponderação e estratégia; ou, apenas, quanto baste de entusiasmo, uma vontade de conjugar e esperar que daí resulte um coordenado de autoexpressão e experimentação.

Haverá uma razão? Estará esta mutação relacionada com a forma como as mulheres se veem no mundo neste preciso momento? Será um comentário sobre o estado atual da feminilidade ou uma resposta ao desejo global pelo otimismo e pela vida? Provavelmente, será um pouco de tudo isto e de uma intervenção de outras tantas forças.

Não obstante, analisa a The Cut, pode ser apenas por um motivo bem mais simples: os olhos querem da moda algo que não têm tido nas últimas temporadas.

 



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18 Fevereiro, 2016   
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