Recentes

Moda híbrida

Cultura / Destaques / 9 Junho, 2016

artistas2Celebridades que se transformam em modelos, cantores que se assumem como designers, ex-modelos que tomam as rédeas aos próprios negócios de moda – esta é uma indústria familiarizada com o hibridismo e, por isso, os modelos/artistas que tomam agora conta das redes sociais não surpreendem pelas interseções que encerram, mas pelo rasgo criativo que estão a deixar entre a passerelle e aquela plataforma.

Nos parâmetros atuais da moda, a beleza e as medidas certas não são suficientes para que um modelo seja recrutado para desfilar pelas mais icónicas casas. Os diretores criativos querem alguém capaz de incorporar, também, uma estética e história peculiares, em sintonia com o estado de espírito da coleção.

O carácter e a individualidade são, cada vez mais, reconhecidos como essenciais pelas equipas de casting e, neste encadeamento, a revista Dazed fez um levantamento de quais os modelos/artistas londrinos a ter como inspiração.

 

Isabel Alsina-Reynolds @isabelalsina_

A contadora de histórias urbanas Isabel Alsina-Reynolds bebe a inspiração na cena rave de uma Londres underground. «Sem querer parecer uma idiota, as raves são, em si, uma forma de arte», afirma a venezuelana de 22 anos.

No ano passado, a linha MM6 da Maison Margiela selecionou a modelo da Anti-Agency, que se destaca pelo seu cabelo verde-ácido, para desfilar a coleção outono-inverno 2016/2017.

Quanto à sua arte, Isabel Alsina-Reynolds cria narrativas abstratas através do movimento, da pintura e da palavra.

 

artistas3King Owusu @kingsillustrator

O estudante da Central Saint Martins, King Owusu, tem nos amigos e na família fontes de inspiração constantes. «Cresci com o desejo de compreender o mundo à minha volta e a ilustração ajuda-me a fazer isso, foi como aprendi a comunicar», explica.

Com apenas 19 anos, Owusu desfilou para Grace Wales Bonner, em janeiro, e desde então tem emprestado o rosto aos outdoors da campanha Topman desta temporada. O modelo é representado pela agência emergente de Londres Nii, lançada este ano pelo fotógrafo Campbell Addy com o objetivo promover a diversidade dentro da indústria.

 

Lottie Hughes @lottie__hughesartistas4

Nascida e criada em Londres, Lottie Hughes trabalha principalmente dentro dos domínios da ilustração e da colagem. Quando questionada sobre o que a inspira, Hughes aponta os números, os factos, a abstração e a arquitetura como fortes influências no seu trabalho. «Sou inspirada pela intuição e pensamento. Acho que tudo me inspira», revela.

Hughes entrou no mundo da moda esta temporada, desfilando para a Vêtements e Gosha Rubchinskiy.

 

artistas1Soraya Jansen @jorayasansen

Soraya Jansen cresceu em Kuala Lumpur, estudou na Glasgow School of Art e viajou para Londres para um casting numa agência de modelos, tendo sido imediatamente recrutada. «As fotos que tiro giram muito em torno do não-lugar. Passei muito tempo nos aeroportos», conta Jansen, acrescentando que encontrou a beleza no não-espaço. «É quase uma catarse para mim».

 

Gaby Sahhar @gabysahhar

A modelo Gaby Sahhar formou-se em Belas Artes na Goldsmiths, em Londres, em 2015. «Uso o choque e o humor negro para provocar uma forma diferente de pensar», confessa Sahhar. «Gosto de exagerar situações políticas em Londres para mostrar como não têm sentido e como se podem ser estúpidas», acrescenta.

O olhar multidisciplinar do artista conquistou vários designers internacionais, algo que lhe valeu desfiles para a Yeezy, Kenzo, Hood By Air, Vêtements e Rick Owens. A observação cuidadosa de Sahhar da sociedade permite-lhe pintar, filmar e encenar performances que respondem ao ridículo da vida moderna.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Em nome do couro

Próxima Notícia

Joias às escondidas




Sugestões

Em nome do couro

Peça basilar de todos os guarda-roupas, o blusão de couro desde sempre tem emprestado rebeldia aos coordenados. Dos clubes...

9 Junho, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.