A arte e mestria de 50 anos de criação de alta-costura de Valentino Garavani são reveladas em todo o seu esplendor na exposição “Valentino: Master of Couture”.
A Somerset House, que habitualmente recebe a Semana de Moda de Londres, acolhe uma das maiores exposições de sempre com as criações de alta-costura de Valentino Garavani, celebrando a carreira de 50 anos do mestre da couture.
Desde uma passerelle repleta de coordenados à viagem aos bastidores do atelier do criador no final, a mostra, que abriu a 29 de novembro e estará patente ao público até 3 de março do próximo ano, dá uma visão rara do arquivo de um dos nomes mais conhecidos da moda mundial.
Mais de 130 criações de alta-costura, muitas das quais usadas por mitos do cinema como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Jackie Kennedy, Grace Kelly ou Sophia Loren e, mais recentemente, Gwyneth Paltrow, Julia Roberts e Anne Hathaway, fazem parte da mostra.
«Cada uma destas criações tem uma linda história. O atelier confecionou-as com muito primor, à mão, levando horas, às vezes dias, a concluir. Os detalhes são incrivelmente intricados, embora fora dos desfiles e dos eventos, estes vestidos raramente tenham sido vistos. Por isso, ser capaz de mostrar estas criações na Somerset House, onde podem ser vistas em grande detalhe pelo público, é algo de único», afirma o próprio Valentino.
A exposição está dividida em três áreas, começando por fotografias e arquivos pessoais do criador, a que se segue uma enorme passerelle de 60 metros que os visitantes têm de percorrer para ver cada uma das 130 criações. Os processos de costura utilizados no atelier, nomeadamente o trabalho minucioso das costureiras, encerram esta mostra imperdível.