A casa de luxo espanhola Loewe, conhecida pelos artigos de couro e pela abordagem avant-garde à moda – informada pelo talento criativo de Jonathan Anderson – acaba de lançar um livro que cataloga as suas memórias, editado Luis Venegas, da revista Candy, que chega mesmo a tempo do Natal.
«Quis que Luis Venegas passasse pelos nossos arquivos e decidisse o que é relevante, com aquele olhar muito perspicaz e incomum que tem. Descobriu algumas coisas incríveis que mostram como aquilo que estamos a fazer agora na Loewe sempre esteve lá. Não poderia estar mais feliz!», afirma Jonathan Anderson, diretor criativo da Loewe, à revista digital Dazed.
Segundo a marca, Venegas passou meses a revistar os arquivos da Loewe nos arredores de Madrid, encontrando velhos e novos editoriais e campanhas (incluindo aquelas capturadas por Steven Meisel), juntamente com imagens de arquivo e obras de arte. O editor reuniu todas estas preciosas memórias no livro “Loewe”, que traça a história de 170 anos da marca – de 1846 até à atualidade.
«Não se trata de fazer ligações claras e lineares. É apenas o nosso lado favorito da Loewe, o que pensamos que a torna diferente de qualquer outra casa, tudo colocado num livro repleto de imagens pelo qual me apaixonei. É bastante subjetivo», revela Luis Venegas. «Hoje as pessoas estão entusiasmadas com a Loewe porque é moderna e pode sentir-se um intelecto por trás, uma energia que a desafia a tentar coisas novas. Nas pesquisas para este livro, contudo, descobri que isso é algo que já faz parte do ADN da Loewe. As pessoas não sabem que, durante a maior parte da sua história, a casa é incrivelmente moderna. Avant-garde mesmo», explicou.
Não obstante, esta não é a primeira vez que Jonathan Anderson recrutou os talentos de Venegas para uma publicação. No início deste ano, o designer apresentou “The Rain In Spain Stays Mainly In The Plain”, um volume de 170 páginas que percorria a história da marca epónima, J. W. Anderson (ver J. W. Anderson entre páginas).
O livro “Loewe” está disponível para compra online em selfridges.com e loewe.com. A edição foi limitada a 2.000 cópias.
Etiquetas: Cultura, Livros, Loewe, Marcas