Recentes

O maximalismo do néon

Destaques / Tendências / 7 Novembro, 2016

gucci-fall-winter-2016-2017-campaign-by-glen-luchford-5Ainda que as linhas clean e a estética normcore estejam na mó de cima, há uma revolução luminosa a acontecer no seio da indústria. O néon, mensageiro do maximalismo, está de volta.

Todavia, nesta estação fria, o néon ganhou novas funções dentro da indústria da moda, renascendo para unir o minimalismo com o maximalismo.

Com a casa Gucci e respetiva campanha para o outono-inverno 2016/2017 a iluminarem o caminho, o néon é uma das apostas menos discretas desta temporada, mas uma das mais distintas.

Numa altura em que o athleisure renovou o seu estatuto com a interseção de itens como sweatshirts e sapatilhas e de elementos como as riscas contrastantes em looks de alfaiataria nos guarda-roupas femininos, as cores fluorescentes ganharam renovada força. As peças de outerwear oversized, para as mais ousadas, estão também a ser pintadas de néon.

neon2street-style-neonA ascensão da fluorescência ecoa a tendência de maximalismo que a The Cut considera «uma grande mudança na moda», liderada por Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, e que o The Guardian defende contrastar com as linhas e cortes clean do minimalismo, movimento que tem dominado a moda desde que Phoebe Philo entrou na Céline.

Não obstante, nos looks quotidianos, as cores fluorescentes surgem combinadas com peças limpas, nos neutros preto e cinza, evitando o ruído do coordenado. Isto é, não se trata de usar roupas desportivas em look total, mas de elevar coordenados utilitários com adição de cor.

Outro dos catalisadores do regresso do néon é a popularidade da “era espacial” e de uma estética que preenche coordenados femininos com galáxias e estrelas pintadas de cores fluorescentes (ver A energia cósmica da estação fria).

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

As leituras deste Natal

Próxima Notícia

Valentim Quaresma leva joalharia para o Brasil




Sugestões

As leituras deste Natal

Documentos de arquivo, fotografias raras, histórias exclusivas e esboços de alguns dos ícones da indústria podem ser encontrados...

7 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.