Recentes

Maturidade no Bloom

Desfiles / Destaques / 5 Abril, 2016
Sara Maia

Foto Ugo Camera

Foto Ugo Camera

Foto Ugo Camera

Assumiu as rédeas de um primeiro desfile individual no espaço Bloom na última edição do Portugal Fashion, mas o ambiente já lhe era relativamente familiar – Sara Maia conquistou o primeiro prémio de jovem designer da plataforma em 2012. Depois disso, rumou para Londres e atracou nos portos de marcas como a Marques’Almeida, Aitor Throup e Maharishi.

A experiência em Terras de Sua Majestade «foi bastante positiva, o meu objetivo inicial foi crescer de uma forma diferente», começa por explicar, ao Portugal Têxtil, a jovem designer, que iniciou o seu percurso académico na Escola de Moda do Porto, passando, depois, pelo Modatex.

Em Londres, Sara Maia colaborou com marcas como Marques’Almeida e Aitor Throup em ambiente de atelier e na Maharishi, marca que lhe deixou experiências de atelier e indústria. «O processo criativo é mais permissivo, temos a oportunidade de dar o nosso cunho pessoal em termos de produção. Funciona realmente como uma marca da indústria», explica.

Depois de incluir estas experiências no seu currículo, a designer optou por regressar a casa. «Decidi que ficar em Londres não constituía a melhor opção para aquilo que era o meu objetivo inicial», recorda, referindo que no término de um interregno de um ano, a vontade de ler o seu nome no calendário do Portugal Fashion falou mais alto.

«O meu objetivo era criar uma marca e acho que o Portugal Fashion, neste momento, é o sítio onde me enquadro melhor. O facto de me poder dar uma projeção a nível nacional e internacional bastante grande, acaba por me ajudar nesse aspeto também», revela sobre o que motivou o seu regresso à plataforma para jovens talentos do certame.

Foto Ugo Camera

Foto Ugo Camera

Foto Ugo Camera

Foto Ugo Camera

Esta reentrada na passerelle-instalação do Bloom (ver Crónica de um inverno anunciado) fez-se de cortes oversized e descontraídos em sweaters, conjuntos e vestidos que terminavam antes do tornozelo, nos quais as mangas tiveram particular destaque – em volume, jogos de transparências ou cortes que mostravam a pele.

«A coleção foi o reflexo daquilo que se passou nos últimos anos», afirma Sara Maia, sublinhando que o ponto de partida foi a sua admiração por um editorial de moda datado de 2006. «Quando comecei a estudar recordava-me daquele editorial e, há pouco tempo, voltei a entrar em contacto com ele. Não sei porquê, mas aquela imagem não me saiu da cabeça. O título do editorial era “I’m not interested in money, I just want to be wonderful” e achei piada», recorda a jovem designer, que acabou por verter aquela memória e a sua vibração antagonicamente desportiva e clássica para a coleção outono-inverno 2016/2017. «Tentei fazer um mix, até mesmo com as lãs tricotadas, ao parar uma cor e começar outra. Foi, também, a ideia de trazer um bocado de cool ao formalismo das coisas», explica Sara Maia sobre a coleção na qual predomina o azul-marinho.

Com olhos postos na imprevisibilidade do futuro, Sara Maia deixa pelo menos uma certeza: «o Portugal Fashion é para continuar», garante ao Portugal Têxtil.



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Vaccarello substitui Slimane

Próxima Notícia

Birkin segundo Slimane




Sugestões

Vaccarello substitui Slimane

Os rumores que circularam durante meses foram confirmados durante a tarde de ontem quando, em comunicado, o grupo Kering...

5 Abril, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.