Recentes

Margiela: os anos da Hermès

Cultura / Destaques / 21 Novembro, 2016

margiela4O museu MoMu, em Antuérpia, na Bélgica, prepara-se para acolher uma retrospetiva sobre a obra de Martin Margiela. “Margiela – The Hermès Years” revê a passagem do designer pela casa francesa Hermès, selecionando peças das coleções produzidas entre os anos 1997 e 2003.

A exposição abre portas a 31 de março e estará patente até 27 de agosto de 2017.

Ainda antes de ser nomeado diretor criativo da Hermès, em 1997, o criador de moda já era conhecido pelo seu traço vanguardista, conseguido na interseção de elementos desconstruídos e, por vezes, reciclados.

À frente da Hermès durante 12 coleções, Margiela deixou uma pegada indelével nos corredores da marca de luxo – tal como na indústria da moda – e, agora, passeia pelo espaço do MoMu. “Margiela – The Hermès Years” explora também a relação do designer com a marca própria, fazendo um paralelo entre os dois mundos de Martin Margiela.

margiela3À frente da Hermès, o belga reformulou a visão daquilo que é moderno e luxuoso. Introduzindo o conforto como palavra de ordem, Martin Margiela reinventou a marca com uma abordagem conceptual, expressa numa paleta sóbria e numa estética minimalista. A nomeação de Margiela surgiu numa altura em que muitas casas de moda estavam a escolher colocar grandes nomes no leme – John Galliano na Christian Dior, Alexander McQueen na Givenchy e Marc Jacobs na Louis Vuitton.

Apesar das propostas de design de Martin Margiela merecem as mais positivas críticas dos editores e se expressarem em desfiles com multidões frenéticas, o evasivo criador cultivou sempre um perfil muito discreto, em comparação com os seus contemporâneos, permanecendo praticamente anónimo – Margiela é apresentado como o “artista ausente” (ver O homem invisível), recusando qualquer entrevista ou vénias finais.

A própria Maison Margiela, casa fundada em 1989, é prova disso: a marca carrega o nome do designer fundador, mas as suas etiquetas são ora brancas, ora numeradas (ver A primeira lei do anonimato).



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Uma primavera em beleza

Próxima Notícia

H&M premeia sustentabilidade




Sugestões

Uma primavera em beleza

Agora que a estação primavera-verão 2017 viu o seu tempo cronológico esgotado e o tempo meteorológico está cansado...

21 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.