Dos chapéus em forma de sapato aos vestidos com lagostas, a exposição “Imagination and Daring: Dalí and Schiaparelli” procura explorar a relação entre o artista e a designer, catalogando a influência duradoura do pintor surrealista na moda e, muito particularmente, no trabalho de Elsa Schiaparelli.
A moda e a arte encontram-se, muitas vezes, nas mais memoráveis peças de vestuário. Para perceber a profundidade e, até, traçar a cronologia destas interseções, a mostra “Imagination and Daring: Dalí and Schiaparelli” procura explorar os pontos de contacto entre a obra do pintor surrealista Salvador Dalí e o trabalho da criadora de alta-costura Elsa Schiaparelli.
Com estreia agendada para o final de 2017, no Museu Dalí, na Flórida, EUA, a exposição “Imagination and Daring: Dalí and Schiaparelli”, ambiciona catalogar a amizade entre os dois génios criativos, que se juntaram várias vezes para trabalhar peças de vestuário e acessórios antes das colaborações serem tendência. O que uniu estes dois nomes foi uma visão surrealista partilhada, que procurava capturar a realidade absurda do tempo em que viviam – entre as duas guerras mundiais –, recorda a revista digital Dazed.
Através do trabalho de Schiaparelli, as reflexões mais sombrias de Dalí sobre o tempo e a condição humana transformaram-se em algo vestível – designs que acabariam por vestir as mulheres icónicas de então, como Mae West, Marlene Dietrich e Wallis Simpson.
A influência de Elsa Schiaparelli na moda perdura e o seu trabalho já foi justaposto ao de Miuccia Prada na exposição de 2012 “Impossible Conversations”, no Costume Institute do Metropolitan Museum, em Nova Iorque.
Não obstante, apesar de usáveis, os designs de Schiaparelli preservaram sempre um traço revolucionário, estabelecendo o precedente para as atuais trocas de influência entre arte e moda.
“Imagination & Daring: Dalì and Schiaparelli” abre portas no Museu Dalí, na Flórida, a 18 de outubro e encerra a 14 de janeiro de 2018
Etiquetas: Cultura, Exposições, Salvador Dalí