Recentes

Luzes, câmara, moda

Cultura / Destaques / 30 Novembro, 2016

breakfast-tiffanyRecentemente, a BBC recrutou o especialista em vintage William Banks-Blaney para um programa inteiramente dedicado aos figurinos mais icónicos da 7.ª arte, que marcaram não só o grande ecrã, mas também as tendências de moda.

Nem sempre inseridas na categoria “moda”, há fitas que têm vindo a ressoar na memória coletiva das fashionistas há décadas, sendo inclusivamente reinterpretadas pelas tendências com maior ou menor regularidade.

Os anos 1990 – considerando a sua atualidade em termos estéticos (ver O bom, o mau e o vilão) foram particularmente férteis em filmes capazes de moldar os guarda-roupas das amantes de moda, como também o foram algumas das obras-primas de Woody Allen.

William Banks-Blaney, conhecido como “o rei do vintage” (ver Os cliques do vintage), aceitou o desafio do canal BBC e alinhou os quatro filmes com os figurinos mais memoráveis das últimas décadas.

filmes1“As Meninas de Beverly Hills”, 1995

«O filme, no seu todo, era um banquete visual, com personagens centrais extremamente divertidas que não se sentiam envergonhadas por serem consumidoras irresponsáveis. O famoso fato Gaultier usado por Alicia Silverstone foi o estandarte de uma forma de vestir e esteve no coração do movimento grunge», explicou William, citado pelo portal da especialidade Who What Wear, sobre o filme com figurino de Mona May.

O filme “As Meninas de Beverly Hills” teve um impacto imediato na moda e dada a atualização de alguns dos looks mais memoráveis dos anos 1990, a sua estética é hoje tão pertinente como foi em 95.

“Boneca de Luxo”, 1961

O vestido preto Givenchy rematado com um colar de pérolas, o chapéu de abas largas e o cigarro de Holly Golightly (interpretada por Audrey Hepburn) ficaram para a história dos figurinos da 7.ª arte, mas o vestido cocktail claro combinado com luvas também continua a ser um porto seguro nas águas agitadas das tendências de moda.

filmes4“Annie Hall”, 1977

«Gosto de rever “Annie Hall” e de perceber que tudo o que envolveu a personagem tinha a ver com a própria Diane Keaton, incluindo o nome… o nome de batismo da atriz é Diane Hall», revelou Banks-Blaney.

Os coordenados de vibração masculina de Keaton permanecem como alguns dos looks mais marcantes e influentes da história do cinema. Embora Ruth Morley tenha sido a figurinista de serviço, as peças de alfaiataria, as gravatas e os chapéus foram inspirados pelo estilo pessoal de Keaton.

A Ralph Lauren é nomeada nos créditos do filme por assinar muitos dos coordenados, incluindo a gravata e o casaco de fato e, segundo os especialistas, a marca americana ainda hoje beneficia da conexão a “Annie Hall”.

“A Bela de Dia”, 1967

«O vestido colegial e a sua austeridade e modernidade têm sido referenciados constantemente nos últimos 50 anos», afirmou Banks-Blaney sobre os figurinos de Catherine Deneuve. «Ao criar um vestido simples e sofisticado que teve um significado diferente dentro do contexto do filme, a Yves Saint Laurent criou o vestido de sonho da maioria das mulheres», acrescentou.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

O brilho da 8x8

Próxima Notícia

O casaco de Adão




Sugestões

O brilho da 8x8

São oito designers reunidas no número oito das Galerias Lumière, no Porto – o nome da loja dispensa mais explicações....

29 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.