Recentes

Luzes, câmara, extensão

Destaques / Tendências / 3 Novembro, 2015

Long-Over-Long-Trend-Outfit13

Processed with VSCOcam with f2 preset

Nesta estação fria é requerida uma certa dose de dramatismo na escolha dos casacos. São interpretações de estilo dignas quer do palco do quotidiano quer das plateias noturnas, exibidas em extensão. A peça mais aconchegante deste outono-inverno ultrapassa o tornozelo e chega a tocar o chão em propostas que vão do luxo ao streetwear, da inspiração robe à silhueta estruturada, do camel ao tartan. O casaco maxi é a estrela de quem se fala.

Para muitas mulheres comprar um casaco novo é uma questão de mera substituição, até porque, a determinada altura da vida, já todas as tipologias da peça constam dos guarda-roupas. O casaco camel e/ou preto, a trench, o casaco de pelo, o de couro, a parka e, até, a afamada capa (ver Capuchinho Vermelho).

O casaco comprido, até ao tornozelo ou a tocar no chão, tem vindo a ser pontualmente destacado por designers e marcas nas últimas temporadas, mas neste outono-inverno tem a sua força renovada enquanto tendência.

Num espectro de apresentação diverso que fez dele um elemento comum em passerelles e montras do luxo ao retalho e em propostas que vão da leveza do robe à estrutura dos ombros vincados, a peça não chega para substituir, veio para ficar.

«Se encontrar o casaco certo para si, esta pode ser uma peça intemporal», considerou Tomoko Ogura, diretora de moda na Barneys, ao The Wall Street Journal, destacando as sugestões da Chloé, the Row e da insígnia minimalista Protagonist. «Pode usá-lo com qualquer coordenado e confere uma linha elegante», acrescentou em torno da versatilidade da peça que pode transitar do dia para a noite dependendo daquilo com que é combinada.

A diretora criativa da marca Theory (ver Frente fria), Lisa Kulson, que sugere o casaco “Jonmik” – de corte slim e de apresentação subtil – para esta estação fria, acrescenta outra importante valência ao item, propondo combiná-lo com «calças boca-de-sino ou saia comprida» para acentuar a sua extensão e alongar a figura.

Para chegar ao casaco preto de bolsos frontais “Jonmik”, a designer trabalhou ainda as potenciais falhas da peça, como o seu excessivo peso, recorrendo para isso a materiais mais leves e suavizando a estrutura interna do casaco. «Não é uma alfaiataria pesada, difícil de carregar», referiu Lisa Kulson.

A escolha acertada em torno do casaco maxi irá depender da atenção prestada à peça, ainda que a maioria dos estilos seja básico e permita, por isso, intermináveis adaptações.DSC_9661 full-floor-maxi-lenght-coats-FW13-Fashion-Week-Paris-London-20130325_00251-595x1024

A fundadora do website “Man Repeller”, Leandra Medine, confidenciou que apostou num casaco longo da marca Rosie Assoulin já na anterior temporada fria, mas só este ano lhe está a dar o devido uso, depois de lhe ter roubado uns centímetros. «Apercebi-me de que, se o queria usar mais vezes, teria de o encurtar», revelou. «Agora está muito mais fácil de vestir», acrescentou Medine.

Ogura corrobora esta ideia de usar o casaco no comprimento do tornozelo «caso contrário fica pouco elegante, como se tivesse um casaco longo em casa a que ainda não fez a bainha», explicou a diretora de moda da Barneys.

Apesar de ser a peça de desejo desta temporada, Kulson considera que o casaco maxi reúne todos os requisitos para perdurar graças, sobretudo, a um dos seus traços distintivos mais importantes: o conforto face às baixas temperaturas. «É muito bom que se possa estar complemente aconchegado sem que para isso seja necessário sacrificar o estilo», concordou Tomoko Ogura.

O tempo é de dramatismo, mas sem dramas.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

A moda do rio Han

Próxima Notícia

Nova morada para Armando Cabral




Sugestões

A moda do rio Han

Tem como principal objetivo ser elevada ao posto número cinco das principais semanas de moda internacionais, lado a lado...

3 Novembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.