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Longa vida às tendências

Destaques / Tendências / 10 Janeiro, 2017

tendencias2As sapatilhas brancas, o denim desfiado e os badges não devem, para já, ser guardados nas gavetas do estilo passado, continuando a merecer lugar de destaque nos guarda-roupas. Ainda que a dura lei das tendências tenha sentenciado a vida curta muitos dos coordenados de 2016, alguns saíram em liberdade.

De acordo com a Highsnobiety, há seis tendências que saíram ilesas de 2016 e continuam relevantes em 2017.

Sapatilhas brancas

Calçadas por hipsters e editoras de moda, as sapatilhas brancas imaculadas ganharam a omnipresença em 2016. As Yeah Baby da Saint Laurent, que custam 545 dólares (aproximadamente 517 euros), e as píton da Tom Ford, de 2.490 dólares, foram algumas das eleitas pelas elites da moda. As edições especiais em branco total apresentadas pelas marcas clássicas de sportswear conheceram também particular sucesso e, nesta ala, quanto mais retro, melhor (ver Branco mais branco). Para já, estes pares não vão a lugar algum e continuam relevantes em 2017.

Denim desfiado

Das bainhas desfiadas (ver Adeus, bainhas) aos joelhos rasgados, não esquecendo as várias lavagens que trouxeram à tona o azul médio (ver Os novos It-jeans), o denim com ar usado começou por conquistar os millennials para depois alcançar o mainstream. Reminiscência dos anos 1990 e inspirada pelo movimento grunge, esta tendência mantém o seu apelo no corrente ano.

Badges

Os casacos de estilo aviador e os blusões de denim e de couro foram amigos comuns da comunidade da moda ao longo de 2016. Em 2017, estas peças ganham uma personalidade (ainda) mais vincada pela introdução de pormenores como badges, patches ou slogans (ver A fragmentação do eu).

tendencias7Streetwear

O designer Demna Gvasalia, a marca Vetements e o streetwear como tendência agregadora foram a tríade do bissexto. Os fatos de treino, a logomania e as peças encapuzadas saíram à rua e desfilaram na passerelle da alta-costura (ver A moda saiu à rua) e, considerando a ubiquidade do streetwear ao longo de 2016, não se espera que em 2017 o seu ritmo abrande.

tendencias5Bonés

No ano passado, o boné de basebol retro começou a ser reinventado por algumas marcas emergentes – que o personalizaram com slogans e mensagens mais ou menos codificadas – e logo subiu à cabeça das “It girls”. Este ano, os bonés retro voltam em força, mas com novas palavras de ordem.

Cor-de-rosa

A cor começou a pintar alguns blusões acolchoados e t-shirts com slogans girly este ano – o rosa foi um dos “gémeos” do Instituto Pantone, que o elegeu, ao lado do azul quartzo, como cor do ano (ver São gémeos) –, mas 2017 será pintado de rosa da cabeça aos pés. Não há peça de roupa ou acessório que escape aos salpicos do tom que agora se assume como porta-bandeira do novo feminismo e que já foi coroado com a cor da primavera-verão 2017 (ver As 50 sombras de rosa).



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