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Katty Xiomara sem fronteiras

Designers / Destaques / 14 Julho, 2017

Da América à Ásia, Katty Xiomara não se deixa confinar pelas barreiras geográficas e tem partido à conquista de consumidores em novos mercados. Atualmente, a designer faz já 80% das suas vendas nos mercados internacionais, apoiada por uma estratégia que contempla, de igual forma, desfiles e feiras profissionais.

A dimensão do mercado português levou Katty Xiomara desde logo a perceber que o futuro da sua marca epónima estaria nos mercados externos e os EUA, há quatro anos, e o Japão, há dois, surgiram como uma referência quase natural para a designer.

 

«Achámos que seria interessante estes dois polos opostos porque não só abrangem o mercado local como conseguem ser uma montra que vai além do mercado local. O Japão é um bom mercado para tentar entrar na Ásia e os EUA exatamente o mesmo no continente oposto», explicou Katty Xiomara ao Jornal Têxtil, num artigo publicado na edição de abril.

«Achámos que eram dois pontos interessantes, mais longínquos é certo, mas também mais abertos a novas experiências do que, se calhar, começar por um mercado mais complexo como é o caso de Paris, mais conservador em relação ao produto português. Achámos que aproveitar esta abertura que existe, tanto por parte dos americanos como dos asiáticos, em relação ao produto têxtil português poderia ser uma boa estratégia», acrescentou.

Embora estes se tenham afirmado como os principais mercados, a marca da designer, criada há 17 anos, chega também ao mercado árabe, latino-americano, República Dominicana, México e, claro, Europa. «Estamos a fazer a feira White, em Milão, que é uma boa porta para a Europa», revelou.

Aposta online

A designer está ainda a somar uma loja online para complementar o negócio. «Vai funcionar um bocadinho como teste», afirmou a designer, adiantando que «vamos ter duas opções: venda da coleção atual, só com algumas peças, e também algumas peças da próxima coleção de inverno com pré-encomenda».

Tendo em conta as diferenças destes mercados, nomeadamente no que diz respeito ao fitting, Katty Xiomara procura, a cada estação, ter uma coleção vasta e diferenciada. «Não é uma coleção que se dedique só a vestidos de noite ou só a roupa casual, há uma abrangência bastante grande e dentro dessa abrangência escolhemos peças que são mais indicadas para um mercado ou para o outro», assegurou. «Raramente concentramo-nos numa única forma, num único volume. Foi sempre assim, não é uma situação nova e, portanto, é fácil conseguir fazer este equilíbrio, sem deixarmos que a coleção fique descaracterizada», reconheceu.

As primeiras peças de cada coleção são sempre realizadas no atelier, onde trabalham quatro das seis pessoas da equipa da designer, enquanto a produção é efetuada em subcontratação. «A parte mais difícil é gerir a colocação das encomendas. O grande desafio é equilibrar isto: começamos a crescer e deixamos de ter aquelas quantidades pequeninas que podíamos colocar internamente ou num pequeno atelier, mas também não temos a quantidade suficientemente atrativa para uma empresa de grande dimensão», confessou Katty Xiomara ao Jornal Têxtil.

Sem receita que permita criar o negócio perfeito de marca de moda de autor, Katty Xiomara acredita que o segredo passa por «não olhar para aquilo que fizemos bem, mas olhar para aquilo que fizemos mal ou para aquilo que achamos que poderíamos ter feito melhor», tendo em atenção a necessidade de pensar e estruturar a marca desde logo. «Só com o tempo fui percebendo que poderia realmente criar uma marca e que esta devia partir para o exterior se quisesse ter alguma consistência e se calhar foi tarde ou poderia ter sido pensado de uma forma diferente. Hoje temos de ter um pouco mais de ambição porque o mundo é global», concluiu.



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14 Julho, 2017   
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