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Já é Natal nas montras

Destaques / Eventos / 29 Novembro, 2016

barneysAinda que muitos outros espaços de retalho se esforcem, este ano, são cinco as montras merecedoras de contemplação durante a quadra natalícia na cidade que nunca dorme. Barneys New York, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue e a Lord & Taylor fazem as delícias de miúdos e graúdos com as respetivas decorações de Natal.

A quadra natalícia entra oficialmente nas conversas dos americanos depois de inauguradas as montras alusivas no retalho. A tradição foi introduzida em 1883 e, desde então, os principais grandes armazéns têm vindo a competir pelo rosto mais cativante.

Cada vez mais distantes de lugares comuns e de propostas óbvias – como o Pai Natal, as renas, os trenós e os presentes – as montras destas cinco retalhistas não são só um exercício de criatividade, mas também um investimento financeiro que a cada ano procura superar o Natal anterior. Eis os temas de 2016 no retalho nova-iorquino, segundo o escrutínio do Observer.

Barneys New York

Nick Cave, Rob Pruitt, Ebony G. Patterson ou o Studio Job participaram na decoração desta montra. O tema foi “Amor, Paz e Alegria”, num convite à reflexão sobre «o clima atual de caos e divisão», de acordo com a própria Barneys.

A loja permitiu que cada artista interpretasse o tema de acordo com a sua estética e preenchesse as montras das lojas com os resultados.

Enquanto Pruitt explorou a temática do amor com um casal feito de papelão a assistir televisão, Cave produziu duas esculturas que desafiam as noções de raça, género e classe.

Bloomingdale’s

Já nas montras da Bloomingdale’s fez-se, literalmente, luz. Os grandes armazéns recrutaram vários artistas para interpretarem o significado da luz, na forma de um candelabro.

Foram vários os artistas que responderam ao repto da retalhista, incluindo nomes como Inma Barrero, Erika DeVries e Jonah Meyer, Abby Modell, Sean Augustine March, Susanne Bartsch, Allison Eden, Esmeralda Kosmatopoulos e George Kroenert.

Cada artista desenvolveu depois um subtema. “Brilhante” foi a palavra escolhida por Bartsch, que a associou a pessoas que inspiraram a sua vida.

«O lustre representa o centro do meu sistema solar e assemelha-se ao rosto de Leigh Bowery, uma artista de performance que trouxe para Nova Iorque no início dos anos oitenta», explicou ao Observer.

Bergdorf Goodman

Para a temporada de 2016, a Bergdorf Goodman escolheu a cor verde. A orbitar o tema “Destination Extraordinary”, plantas tropicais e catos transportam quem contempla as montras para lugares distantes. David Hoey, diretor de merchandising visual da loja, resumiu o ponto de partida. «Este ano fomos inspirados pelo drama da natureza», disse.

De acordo com um comunicado de imprensa, Hoey deixou-se inspirar por pinturas de Henri Rousseau e aquarelas chinesas do século XII, o que poderá explicar a intemporalidade transmitida pelas montras.

Cerca de 100 artesãos iniciaram o processo de design há nove meses, criando cinco subtemas como “The Hitch Hiker”, “The Winter Garden” e “The Scenic Route”.

Saks Fifth Avenue

De acordo com Mark Briggs, diretor de marketing da Saks, as montras coloridas e doces deste ano chegam para contrastar com a paleta monocromática do ano passado. «Tudo, das montras à decoração da loja, é vibrante. E o que é não só brilhante e vibrante, mas também divertido? Doces!», exclamou. O tema deste ano, “Land of 1,000 Delights”, foi desenvolvido para celebrar os doces e a moda festiva.

lordDesigners como Jason Wu, Carolina Herrera, Altuzarra, Erdem e Marchesa criararam ainda um vestido personalizado para as montras de 2016.

Lord & Taylor

Por último, na Lord & Taylor, o tema foi “Floresta Encantada” e a montras estão repletas de cenas animadas de animais como coelhos, ratos, raposas e gansos, rodeados de paisagens cobertas de neve.

De acordo com Dennis Frenette, responsável de merchandising visual dos grandes armazéns, concluir a empreitada natalícia envolveu uma equipa de 75 pessoas e nove meses de trabalho divididos entre artesãos, artistas e engenheiros.

 



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