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ITV nacional impressiona estrangeiros

Destaques / Eventos / 29 Maio, 2017

Estudantes da Saxion University of Applied Sciences estão, até ao final da semana, em visita de estudo a algumas empresas portuguesas, da fiação à confeção. Na Familitex, onde estiveram ontem, ficaram impressionados com a dimensão e a tecnologia da produtora de malhas.

São alunos do curso de moda e tecnologia têxtil da universidade holandesa e, pela primeira vez, estão num país estrangeiro a ver, no terreno, como funciona a indústria têxtil e vestuário. A diferença entre o que estudaram e a realidade portuguesa não deixa, por isso, de ser surpreendente para a maior parte deles.

É o caso da estudante Ellen Izelaar, que na visita à Familitex, que decorreu ontem, escolheu um vestido amarelo da coleção primavera-verão 2017 da Zara, uma marca que é uma das clientes da Familitex. «Vemos a produção do fio e do tecido, vemos a confeção e depois compramos uma t-shirt por 4 euros e eu penso: como é que é possível, quando tem tanto trabalho e tantas pessoas envolvidas?», afirmou a estudante ao Portugal Têxtil.

A jovem de 21 anos quer ser compradora – está já a estagiar na marca holandesa America Today – e acredita que o conhecimento da indústria portuguesa é uma mais-valia no seu percurso profissional. «Na empresa onde estou agora, os prazos de entrega curtos são muito importantes, por isso acho que as fábricas na Europa são muito interessantes», sublinhou. «É possível trabalharmos em conjunto, porque quando se é comprador na Holanda, pode conseguir-se comprar aqui os tecidos, acrescentou, destacando, na visita à Familitex, a tecnologia.

Foram também as máquinas que impressionaram a colega Demi Vissers. «Fiquei muito impressionada com os teares de tricotagem, são muito grandes», confessou ao Portugal Têxtil. «Nunca achei que a empresa fosse tão grande e ver as pessoas a trabalhar… Gostei muito», afirmou.

Semear para colher

Para a Familitex, abrir as portas a estes estudantes é também abrir as portas a novos contactos. «As pessoas veem a potencialidade que temos. São pessoas novas, que futuramente vão ter um emprego, vão estar inseridas na têxtil e vão estar na Holanda – é também uma estratégia de marketing», explicou Afonso Barbosa, sócio-gerente da empresa, ao Portugal Têxtil. «Pode ser um passo importante para o futuro da exportação da Familitex», acredita.

«Ficaram muito admirados. Não faziam ideia de que as máquinas eram tão grandes, não faziam ideia de que uma tecelagem pudesse ter um armazém com tanta matéria-prima, como nós temos, acharam tudo muito limpo e foi bom para eles, porque aprenderam muito», sublinhou a diretora de exportação Paula Oliveira.

«Havia muitos alunos interessados, fizeram várias questões e, para nós, é sempre um bom marketing associarmo-nos a uma universidade. Eles poderão estar incluídos em diversas marcas e podemos ter frutos disso. Mais que não seja é um bom caminho para espalharmos o nome. Estamos a plantar sementes para colher daqui a uns tempos», acredita Paula Oliveira.

Não sendo a primeira vez que a empresa recebe a visita de jovens estudantes – já aconteceu o mesmo, no passado, com alunos portugueses – esta foi a primeira de uma escola estrangeira, mas não será a última. «Já tivemos outro pedido de outra universidade para cá vir, só que coincidia nesta semana e infelizmente não deu. Mas para o ano que vem já está agendado para virem visitar», concluiu Paula Oliveira.



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