Recentes

It’s oh so fashion

Cultura / Destaques / 20 Julho, 2015

biophilia-paris-crique-en-chantier-21-02-2013-04-MED-CROP  maxresdefault…Com Björk. É fã de Amália Rodrigues e enaltece no fado o estilo e a mensagem. Foi coroada com o “óscar da música” em 1999. Este ano, a revista Time apontou-a como “Ícone” e o MoMA, em Nova Iorque, dedicou-lhe uma retrospetiva. A islandesa está agora em tour, para a apresentação do seu mais recente trabalho “Vulnicultura”, e não desilude quem espera encontrar nela a fusão da arte com a música.

Vídeos dirigidos por cineastas como Spike Jonze e Michel Gondry, peças de designers como Iris van Herpen e Alexander McQueen (que assinou a capa do disco Homogenic), fotografias de Juergen Teller, Inez &Vinoodh e Nan Goldin.

Björk é aquele lugar onde a arte encontra a moda, para daí se fragmentarem em partículas que alcançam quem é fã e quem, por acaso, encontra a artista.

Tem 49 anos, tendo porém nascido nos anos 90, altura em que a música “It’s oh so quiet” era trauteada por miúdos e graúdos. Antes disso já teria avisado o mundo do que estaria para vir, quando segurava o microfone na banda indie pós-punk The Sugarcubes.

Björk Guðmundsdóttir é cantora, instrumentista, produtora musical e, também, atriz. Toda a sua carreira deve ser remexida sempre que se quiser mergulhar numa sonoridade distinta e num universo paralelo onde o normal é ser-se esdrúxulo.

Hoje, revira-se o guarda-roupa da tour do seu mais recente álbum “Vulnicultura”, que olha para dentro da artista e não para o que a rodeia, como de resto era habitual. Confessional e dolorido depois da separação do seu companheiro de longa data Matthew Barney, o álbum começou a ouvir-se no início deste ano e tem merecido o aceno da crítica da música e da moda.

O portal FFW desvendou, a este propósito, os designers escolhidos pela cantora para a criação dos figurinos da tour que são, na realidade, um espetáculo à parte.

 

James Merry

O artista James Merry é o responsável pelas máscaras bordadas que Björk usa em “Vulnicultura”. Sobre o processo de criação das peças, Merry disse à revista i-D que a cantora tinha «um conjunto de referências específicas, entre elas algumas mariposas realmente lindas. Do que mais gostei foram as antenas brancas protuberantes, quase como samambaias, então comecei a bordá-las, e isso foi-se lentamente transformando numa máscara mariposa-techno-vitoriana».

 

ThreeASFOUR

Originalmente lançado em 1998 como ASFOUR, o coletivo de moda estabeleceu-se como um trio em 2005, com os designers Gabi Asfour, Angela Donhauser e Adi Gil. Colaboradores de longa data de Björk, é do trio, por exemplo, o cinto-harpa que a cantora usa na capa do álbum “Biophilia” e no videoclipe da música “Moon”. Para a tour de “Vulnicura”, o trio criou para a sua “irmã de alma” peças como o vestido lavanda e nude usado no concerto na Eslováquia.

 

Nikoline Liv Andersen

Desde que se formou na Royal Danish Academy of Fine Arts, em 2006, Nikoline Liv Andersen optou por se focar na produção de peças altamente experimentais que se enquadram mais na arte do que na indústria comercial – tanto que as suas criações já renderam, por exemplo, uma exposição individual em Paris no começo deste ano. Na tour de Björk, é dela o incrível vestido usado na performance em Nova Iorque.

 

Geoffrey Mac

O designer americano Geoffrey Mac tem uma longa lista de clientes da indústria do entretenimento, como Britney Spears, Lady Gaga, Ke$ha e Icona Pop, mas coloca Björk no topo das suas colaborações. Para a tour de “Vulnicura”, são dele figurinos como o vestido roxo e vestido branco e verde limão que Björk usou na performance em Nova Iorque.

 

Maiko Takeda

Nascida no Japão e formada em Londres, Maiko Takeda é uma designer de chapéus e joias com um trabalho visualmente impactante. Takeda tem no currículo passagens por marcas como Stephen Jones, Philip Treacy e Erickson Beamon. Atualmente trabalha para a Issey Miyake, na linha de acessórios.

 

Iris van Herpen

Talvez a mais conhecida desta lista de criadores de moda, é a designer pioneira em impressão 3D e responsável por algumas das coleções mais conceituais em temporadas recentes da semana de moda de alta-costura de Paris. A holandesa já colaborou com personalidades como Beyoncé, Grimes, Lady Gaga e, claro, Björk. É dela o vestido branco com uma peça motorizada, que se abre durante a performance da cantora.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Portugal Fashion Reflector - Diogo Miranda

Próxima Notícia

Duelo de titãs




Sugestões

Portugal Fashion Reflector - Diogo Miranda



20 Julho, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.