Recentes

Itália entre cliques

Destaques / Marcas / 9 Maio, 2016

italist2O canal online tem-se revelado um dos melhores destinos de compras para os amantes do luxo. Longe estão os dias em que, para ter um guarda-roupa distinto em marcas, era necessário assumir o estatuto de globetrotter. Graças à Internet, Diego Abba e Raffaele Giovine decidiram lançar a Italist, uma plataforma de comércio eletrónico que reúne – exclusivamente – produtos de designers e marcas italianas.

O website é «o primeiro mercado online totalmente dedicado a retalhistas multimarca de luxo italianos», apresenta o CEO Diego Abba à Racked. «O que estamos a tentar reproduzir, de certa forma, é a diversão de comprar em Itália. Podemos replicar essa experiência em casa», acrescenta.

Abba compara as boutiques italianas aos grandes armazéns como Neiman Marcus e Barney’s, na medida em que, também eles albergam um conjunto de marcas de luxo, vendendo apenas o melhor das melhores. Porém, a Neiman Marcus e a Barney’s, por exemplo, são reconhecidas como revendedoras em todo o mundo, com vários locais físicos e online que as colocam ao mesmo nível das grandes casas de moda a que possibilitam o acesso. As boutiques independentes, no entanto, vendem aos transeuntes das mais emblemáticas ruas, estando dependentes do tráfego dos pedestres. E é aqui que a Italist entra.

 

Vender online, vender melhor

«A sua particularidade é o facto de estar a ajudar estas boutiques a comercializarem melhor os seus produtos», aponta Tristan Pollock, da 500 Startups, acrescentando que «a Italist está a poporcionar alguma experiência nessa frente para que as boutiques sejam capazes de ganhar dinheiro».

A plataforma é uma espécie de repositório de boutiques italianas, incluindo vestuário high-end e acessórios, que opera num modelo semelhante à Farfetch e à Net-A-Porter. As boutiques italianas vendem os seus produtos através da plataforma da Italist e esta faz depois a distribuição em seu nome.

«Cuidamos de tudo», assegura Abba. O “tudo” inclui o recrutamento de boutiques, a coordenação da oferta de produtos, o processamento de pagamentos, a gestão do envio, o processo de devolução, a deteção de fraudes, o marketing, etc., sendo que, neste momento, a Italist já vende para 85 países.
E, afirma Abba, há um potencial de crescimento enorme neste mercado. «O mercado de luxo global vale cerca de 150 mil milhões de dólares [aproximadamente 131 mil milhões de euros] no que nós vendemos, que é vestuário e acessórios. Se incluirmos joias, relógios e beleza alcança os 300 mil milhões de dólares. E, de tudo isto, apenas 5 a 6% é transacionado online», acrescenta.

Já em janeiro de 2015, o portal TechCrunch revelou que a Italist tinha «crescido para o milhão de dólares em receitas, com mais de 70 boutiques agregadas na plataforma». O número de boutiques incluídas, desde então, subiu para 120.

Contudo, atualmente, apenas 22 boutiques estão listadas na Italist – muitas das quais nomes desconhecidos para estrangeiros – com uma seleção extra género “tudo em 1” que inclui as restantes lojas. O motivo? O website está em obras, para ser relançado em junho.

 

Uma questão de preço

No passado mês de abril, a Italist disponibilizou uma bolsa da Dolce & Gabbana por 1.434 euros. O mesmo modelo está disponível no website oficial da Dolce & Gabbana por 1.750 euros. Alguns consumidores puderem assim adquirir o artigo com um grande desconto.

«Elas têm uma relação direta com a casa», explica Abba sobre as boutiques italianas disponíveis na Italist. «E não passam por outros países onde há um importador, um distribuidor e depois há marcações de preços diferentes, dependendo do custo de execução do negócio para o retalhista», conclui.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Net-A-Porter recebe Gucci

Próxima Notícia

Pela mão das celebridades




Sugestões

Net-A-Porter recebe Gucci

Alessandro Michele não tem dado descanso aos seguidores da Gucci e, a 12 de maio, vai presenteá-los com uma coleção cápsula...

9 Maio, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.