Recentes

Histórias de Charles James

Cultura / 6 Fevereiro, 2014

O Metropolitan Museum of Art vai homenagear o criador Charles James, com uma exposição aberta ao público entre 8 de maio e 10 de agosto.

Segundo o MET, há muito mais para saber do criador anglo-americano. Embora tenha surgido na mesma altura que grandes nomes como Elsa Schiaparelli, Cristobal Balenciaga, Jean Cocteau e Christian Dior, Charles James era bastante mais controverso, segundo a curadora do museu, Jan Glier Reeder.

Um segmento chamado Hipster, no qual Reeder discute um vestido de 1946, que pertenceu a Millicent Rogers, explica que James era uma espécie de surrealista, desafiando as regras da construção de vestidos ao colocar o peso e o volume do tecido e na frente dos seus vestidos e usar «conceitos matemáticos para conceptualizar a forma escultural».

Segundo Reeder, ele estava «interessado no corpo da mulher como um receptáculo da reprodução», motivo pelo qual acentuava as ancas e a sua associação com a fertilidade feminina. Ele era «muito claramente erótico», acrescenta a curadora, e «as suas clientes devotas eram muito aventureiras».

A verdade é que, com esta abordagem quase científica da modelagem, Charles James criou vestidos de baile exuberantes e peças de alfaiataria irrepreensíveis, tendo redefinido as regras nos anos 50 com cortes complexos e diferentes misturas de materiais, do veludo à seda.

A exposição do MET vai reunir cerca de uma centena das criações mais notáveis de Charles James, juntamente com esboços e amostras de tecidos, no The New Costume Institute e nas galerias do primeiro andar do museu.








Notícia Anterior

Gaia recebe Lion of Porches

Próxima Notícia

Alves/Gonçalves em novos voos




Sugestões

Gaia recebe Lion of Porches

A marca portuguesa acaba de abrir mais uma loja monomarca, onde os consumidores podem já encontrar a nova coleção para...

5 Fevereiro, 2014   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.