Recentes

Há sustentabilidade em Marte

Destaques / Marcas / 4 Abril, 2017

© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco

À 3.ª participação na ModaLisboa, a plataforma de cocriação Awaytomars contornou o formato tradicional de desfiles e surpreendeu com uma performance, na qual 13 artistas plásticos internacionais que escolheram Lisboa como residência trabalharam uma coleção de peças em cru, que foram gradualmente adquirindo cor. No final da mostra, o fundador Alfredo Oróbio antecipou os próximos passos, que incluem um ambicioso projeto sustentável.

Agregando atualmente mais de 8 mil pessoas de 90 países, a plataforma de cocriação Awaytomars, como explica Alfredo Oróbio ao Portugal Têxtil, «organiza campanhas onde qualquer pessoa pode inscrever-se com uma ideia e receber comentários e sugestões dos outros membros». Os conceitos «mais interessantes e inovadores» são depois selecionados pela comunidade para a próxima fase – a prototipagem seguida de financiamento coletivo. Os designs que conseguem ser completamente financiados pelo público são produzidos como uma peça de cocriação, «num processo supervisionado na Awaytomars por técnicos especialistas que transformam as ideias dos designers em realidade» e recorrendo ao know-how da indústria têxtil e vestuário nacional, onde a plataforma trabalha com cerca de seis empresas.

O resultado de todo este processo é depois mostrado na passerelle da ModaLisboa, como aconteceu na edição “Boundless” (ver ModaLisboa sem fronteiras), onde o design de moda se juntou às artes plásticas.

Comparado a métodos tradicionais, a Awaytomars reduz os custos e os tempos. «Não há sazonalidade ou stock desperdiçado, uma vez que apenas os artigos vendidos são fabricados», garante o seu fundador.

Porém, esta postura sustentável não chega e, recentemente, a plataforma estabeleceu um protocolo com o governo finlandês que, como adianta Oróbio, «investiu numa fibra que se chama “Infinited Fiber” e é a primeira fibra do mundo que é feita de materiais reciclados e pode ser reciclada infinitamente». «A nossa ideia é fazer uma coleção criada pelo público e que seja 100% sustentável usando essa fibra», explica, ressalvando que a fibra não terá qualquer tipo de corante, «portanto, é um grande desafio».

© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco

A plataforma será lançada no dia 15 de abril e, durante um mês, os utilizadores vão poder enviar as ideais para seis peças de vestuário. Procurando ainda alertar para as questões da cadeia de aprovisionamento, todos os produtos vão ter um microchip que rastrea toda a cadeia «da fibra até à encomenda chegar a casa do cliente».

Com centro logístico no Reino Unido e este país, França, Alemanha e Escandinávia em destaque nos principais mercados, 2016 foi um ano de «solidificação para a Awaytomars» e 2017 será a altura de «colher os frutos».

Com mais dois projetos em incubação, um ligado à indústria automóvel e outro com uma marca de calçado, este ano trará, por isso, ainda mais novidades. «Já fizemos calçado, mas agora vamos cocriar quatro pares com uma marca sediada no Brasil», antecipa Alfredo Oróbio, sem desvendar mais pormenores.



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

David Ferreira soma sucessos

Próxima Notícia

Diálogos improváveis




Sugestões

David Ferreira soma sucessos

Aquém e além-fronteiras, o jovem designer tem vindo a arrebatar a crítica, que lhe endereça elogios – e prémios...

3 Abril, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.