Recentes

Fumo rosa

Destaques / Tendências / 15 Setembro, 2015

pantone-2016-rose-quartz-cor-do-ano-2016-5pantone-2016-rose-quartz-cor-do-ano-2016-7“Habemus color” para a primavera 2016. De acordo com o relatório semianual da Pantone, revelado na passada quinta-feira, o Rosa Quartzo tem o pedestal e outras 9 cores ocupam os postos seguintes. O instituto a quem pertencem as chaves e o cadeado da paleta de cores reconhecida à escala global divulgou o documento relativo à estação quente do próximo ano, baseado em entrevistas aos designers que vão apresentar as coleções da temporada nos próximos certames de moda.

«As cores desta temporada transportam-nos para um lugar mais feliz e solarengo, onde nos sentimos à vontade para expressar uma versão mais verdadeira de nós próprios». É desta forma que Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, apresenta a paleta da estação, deixando perceber que uma luz tranquila iluminará gavetas e armários.

O rosa Rosa Quartzo, o azul claro Serenity, o lilás Lilac Gray, o tom água Limpet Shell, o castanho Iced Coffee ou o laranja Peach Eco são as seis novas cores da Pantone e serão tendência na primavera de 2016.

Além destas tonalidades tranquilas, outros tons (mais fortes) irão comandar as roupas da estação, como o azul Snorkel Blue «que alude a umas férias relaxantes» com vista para o mar, o amarelo forte Buttercup usado para «levar, quem o utiliza, para um sítio solarengo e feliz», o vermelho Fiesta, um «prenúncio de excitação e exploração, mas acolhedor» e o verde Green Flash que «convida à exploração».

 

Propriedades calmantes

Influenciados pelo mundo da arte, pela globalização e pelo desejo de se desconectarem da tecnologia e descontrair, os designers gravitaram nesta temporada m volta de uma paleta que pretende, acima de tudo, acalmar.

Prestando homenagem à beleza dos recursos naturais, as cores emergentes nas coleções de primavera-verão servem como veículos que transportam quem as veste a um lugar tranquilo, que incentiva primeiramente ao relaxamento e depois à curiosidade e exploração.

Os designers também foram inspirados pelo contraste entre o desenho urbano e a vegetação exuberante, levando a combinações de cores inesperadas e coleções que lembram a arquitetura, as viagens e um sentimento nostálgico.

Alguns artistas, muitos dos quais são conhecidos pela sua utilização de cores, formas e linhas fortes, desempenharam um papel influente nos estilos desta temporada, desde Matisse a Picasso, passando por Frank Stella, Esther Stewart e Sam Falls.

Cuba também esteve presente no imaginário de muitos criadores, numa combinação de declarações arrojadas de cor e de serenidade natural.

 

Paleta unissexo

O primado do unissexo e da tendência agender estender-se-á à primavera de 2016 e a cor deixa de estar presa a questões de género.1080249-1_og_gallery rose5

A paleta da Pantone quer «transcender normas culturais e de género» e, por isso, «para a primavera de 2016 não existem distinções na escolha de cores para as coleções de homem e mulher, sendo que ambas se focam no desejo de respirar e refletir e, depois, divertir-se», pode ler-se na morada online do instituto.

 

Rosa adulto

O rosa, embora romântico, tem sido desfilado quer nas passerelles, quer no asfalto, numa versão adulta, o que significa que se deve tirar partido desta cor em produções que possam viajar do dia de trabalho para a saída noturna. Valerá a pena, a este propósito, percorrer as propostas de Carolina Herrera para a estação quente de 2016. Nelas, o rosa é rei.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

O sangue novo de Madonna

Próxima Notícia

A sorte protege as ousadas




Sugestões

O sangue novo de Madonna

É o 13º álbum da rainha da pop e a respetiva tour arrancou a 9 de setembro. Madonna vive e alimenta-se do sangue dos mais...

15 Setembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.