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Destaques / Tendências / 29 Dezembro, 2015

chanel-prefall-2016-fashion-runway-lookEstará para breve a alteração da rotação tradicional da moda? Num tempo marcado por pré-coleções, coleções cápsula e edições limitadas, pela velocidade da fast fashion e, também, pelas alterações climáticas, ainda continua a fazer sentido desenhar coleções para estações?

Dentro e fora da indústria, há quem não esteja familiarizado com a noção de pré-coleções, afirma Alexander Fury, editor de moda do jornal The Independent. O que são, afinal, as coleções pre-fall e cruise/resort (adaptadas para o português como pré-outono/inverno e pré-primavera/verão)?

A primeira é uma coleção intermédia que chega às lojas em junho, entre as duas principais temporadas (outono-inverno e primavera-verão). Sendo que as coleções cruise/resort – tradicionalmente destinadas ao período de festas, em que as famílias abastadas viajavam para destinos turísticos à procura do calor – chegam em novembro.

Tradicionalmente, o calendário da moda era resumido a duas temporadas de pronto-a-vestir feminino (em fevereiro e setembro), duas de masculino (janeiro e junho) e duas de alta-costura (janeiro e julho, em Paris).

Todavia, com a entrada em cena da chamada fast fashion (moda rápida, de preços baixos que coloca produtos em loja numa questão de semanas), as regras do jogo mudaram e o impacto do modelo do retalho acabaria por abalar os pilares da roda do luxo, graças, também, à pressão dos consumidores, que começaram a exigir a adaptação do sector.

A resposta?

Apresentação de várias coleções durante o ano e, consequentemente, mais compras.

Traduzida para o luxo, a fórmula da fast fashion resultou em coleções de pré-temporada (ver Tendencialmente resort), apreciadas com tempo pela imprensa e compradores, que se libertam do frenesim das Semanas de Moda para degustar as propostas das principais marcas em cenários impactantes (ver Onde para o dinheiro).

1646b974913858ea89a5c043e37a5ed3 marques-almeida-007-1366_1280x1920Mas que tipo de peças incluem?

A resposta a esta questão é mais complexa e acaba por ir ao encontro de um assunto discutido nas últimas semanas, em Paris: as alterações climáticas (ver As conclusões da cimeira do clima).

Com outonos quentes, os casacos ficam nas prateleiras das lojas –situação que abalou este ano os números da Banana Republic e da H&M (que viu as suas vendas de novembro muito aquém dos valores de anos anteriores).

Não é portanto de estranhar que, para muitos designers, as coleções de pré-temporada sejam, atualmente, as mais importantes. E, em última análise, são essas as coleções ficam nas prateleiras durante mais tempo e arrecadam grande parte dos lucros anuais das lojas. Também são, em geral, ligeiramente mais baratas e mais fáceis de usar, o que agrada aos clientes.

No entanto, alguns designers parecem estar a concentrar-se mais na simples logística de entrega, do que propriamente nas questões mais prosaicas – é exemplo o designer Thakoon Panichgul, cuja marca (Thakoon) integra o calendário da Semana de Moda de Nova Iorque. Panichgul está a reestruturar o seu modelo de negócio, numa abordagem apelidada de “ver agora, comprar agora, vestir agora”, considerando que não há justificação para o cliente esperar seis meses entre o desfile e a chegada às lojas das peças.



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29 Dezembro, 2015   
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