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O fado de Patrick de Pádua

Designers / Destaques / 25 Novembro, 2016

patrick1patrick2Depois de cumprir o ritual de passagem dos desfiles do Sangue Novo para a plataforma Lab, na última edição da ModaLisboa, o jovem designer Patrick de Pádua pediu silêncio, porque fez desfilar o “Fado”.

Patrick de Pádua nasceu em Vaduz, Liechtenstein, em 1988. Em 2000, mudou-se para Portugal e ingressou no Modatex Lisboa, onde completou o curso de design de moda. Em março de 2014, passou a integrar a plataforma Sangue Novo, à qual regressou nas três estações seguintes. Com talento reconhecido, também, fora de portas, no âmbito da parceria estabelecida entre a ModaLisboa e o reconhecido festival de moda holandês FashionClash, em 2015, o designer de menswear foi selecionado para apresentar a sua coleção e representar Portugal em Maastricht, onde conquistou o Kaltblut Award (ver Tratado de Maastricht). «É sempre importante para um jovem designer começar a ser reconhecido lá fora», revelou, à fashionup.pt, sobre as conquistas que vai somando nas plataformas internacionais.

Já este ano, Patrick de Pádua foi selecionado pelo júri do Sangue Novo para integrar a plataforma LAB. «Estou muito satisfeito com a estreia. É uma experiência nova, nunca tinha feito tantos coordenados, foram 27, acho que “foi dose” para quem fazia dez looks enquanto Sangue Novo», diz sobre a prova de maturidade.

Na passerelle da edição comemorativa dos 25 anos da ModaLisboa, o jovem designer que «sempre parte da música para desenvolver as coleções» fez desfilar “Fado”, o nome com o qual batizou as propostas primavera-verão 2017. Entre inspirações na subcultura do hip hop e no fado contemporâneo, a coleção de pronto-a-vestir masculino encontrou o seu equilíbrio no desenvolvimento da linha de sportswear atual, onde a silhueta oversized e fluída se deixou intersetar por elementos tradicionais com origem no fado português, como, por exemplo, os lenços negros. Nos materiais, destacou-se o denim, que se juntou à Lycra, ao PVC e às malhas técnicas salpicadas de preto e rosa.

Contudo, o talento de Patrick de Pádua não se esgota no vestuário e, na edição “Together” do certame nacional, o designer aproveitou ainda para renovar o contrato que o une à indústria do calçado. Parceiro da marca nacional Dkode desde o outono-inverno 2016/2017, na edição dedicada à próxima estação quente, a aliança Patrick de Pádua x Dkode apresentou modelos de calçado desportivo que convidavam a ajudar o próximo. «Nesta edição fiz uns modelos rosa que vão entrar num leilão solidário a favor da Casa do Gaiato», contou.

Entretanto, como havia adiantado à fashionup.pt, a loja online da marca epónima de Patrick de Pádua foi recentemente lançada.



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