Recentes

Estilo jornalístico

Cultura / Destaques / 30 Dezembro, 2015

spotlight-dataPoucos seriam capazes de associar um filme que narra a história da conquista de um prémio Pulitzer – ganho pelo Boston Globe depois de publicar uma grande reportagem que denunciou 90 padres da igreja católica envolvidos em casos de pedofilia, em 2002 – com a moda. No entanto, o recente filme “Spotlight” conseguiu fazê-lo com mestria, muito graças ao contributo da figurinista Wendy Chuck.

O filme de Thomas McCarthy, que já estreou nos cinemas norte-americanos e chega às salas portuguesas no final de janeiro conta com os atores Rachel McAdams, Mark Ruffalo, Michael Keaton, Liev Schreiber, John Slattery, Stanley Tucci e Brian d’Arcy James na interpretação da equipa de jornalistas (e advogados) do jornal que trabalhou infiltrado para denunciar o escândalo e conseguir justiça para as vítimas. “Spotlight” já arrecadou três nomeações para os Globos de Ouro, incluindo na categoria “Best Motion Picture – Drama”.

No que às notas de estilo diz respeito, os alarmes começaram a soar logo quando arrancaram as gravações da trama, sobretudo pelo retrato realista que as roupas faziam dos clássicos dos anos 1990. «A primeira semana foi filmada no edifício do Boston Globe e as pessoas diziam “era mesmo isso que a Sacha [Pfeiffer, interpretada por Rachel McAdams] vestia”», recorda a figurinista Wendy Chuck, que de resto foi responsável pelo guarda-roupa de filmes como “Twilight” e “The Descendants”, em declarações ao portal Fashionista.

E, desde que as primeiras imagens de “Spotlight” foram partilhadas, muitos foram os que se identificaram com aqueles looks casuais, misturados com as principais tendências da época, onde não faltaram calças largas e a paleta caqui.

«É preciso notar que o casting do filme está repleto de mulheres e homens bonitos que realmente abraçaram aqueles looks», explica Wendy Chuck. «A moda masculina é muito justa hoje, mas nos anos 90 não era. Eles tiveram de mudar as suas noções sobre o que traziam vestido para aqui e o que iriam vestir durante as gravações», acrescenta.

spotlightAs calças serão, provavelmente, as peças mais marcantes entre os looks do filme. A jornalista Sacha Pfeiffer classificou o par usado por McAdams no filme como «infame», depois de a atriz ter enviado uma fotografia do par que vestia nas gravações à mulher que inspirou a sua personagem.

Chuck revela ter encontrado os chinos da Gap dos anos 1990 que serviram de modelo para o par usado pela atriz numa loja de roupa em segunda mão. «Fiz várias cópias de um par em particular e, de seguida, adaptei-o ao corpo de McAdams», refere Chuck, que trabalhou as calças de acordo com as formas da atriz. Também um fato preto e muitas das camisolas usadas por McAdams foram encontrados em lojas que vendem roupa já usada.

Para conseguir os guarda-roupas das personagens principais do filme, Wendy Chuck afirma que o mais importante foi falar com os próprios jornalistas e consultar as suas fotografias. «Troquei vários emails com eles e foram fantásticos ao comentarem o estilo pessoal dos colegas», lembra a figurinista. «Eles disseram-me onde compravam e onde não compravam roupas ou se as suas mulheres compravam a roupa por eles, e foi possível enviar-lhes emails e ligar-lhes», explica Chuck sobre a pesquisa encetada em torno do figurino de “Spotlight”:

Para os guarda-roupas das personagens masculinas, Wendy Chuck também calcorreou lojas de vestuário em segunda mão, em busca das camisas Brooks Brothers ou das gravatas da personagem de Brian d’Arcy James (que interpreta o jornalista Matt Carroll), que a figurinista considera ter sido a mais divertida de vestir. «Ele poderia ser qualquer jornalista, em qualquer era, com o seu bigode, cabelo e calças, ou ainda com as suas camisas castanhas e verdes de um só tom», admite Chuck, que reconhece não se ter deixado «afogar» no estilo dos anos 90, fazendo do figurino de “Spotlight” «algo simples e brando».

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

E que os jogos comecem

Próxima Notícia

Guia para os saldos




Sugestões

E que os jogos comecem

O luxo está já em aquecimento para os Jogos Olímpicos, que em 2016 tomam conta do Rio de Janeiro, e foram várias as passerelles...

30 Dezembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.