Recentes

Encontro marcado com Dries Van Noten

Cultura / Destaques / 4 Novembro, 2016

dries-van-noten2A realidade, costuma dizer-se, é mais estranha do que a ficção. Talvez se possa explicar assim a profusão de documentários e a atenção que, nas últimas temporadas, a moda tem prestado ao real. Em 2017, é tempo de conhecer o quotidiano de Dries Van Noten.

“Dries” é resultado de cenas gravadas durante um ano entre o atelier e a casa do designer, ambos em Paris, acompanhando o dia-a-dia de Van Noten.

Dries Van Noten é considerado pela crítica como um dos maiores designers de moda no ativo, elogiado pelo uso de cor e padrões ricos e, também, pelas técnicas que aplica nos seus trabalhos – estas últimas, percorrem o mundo, sendo bebidas na Índia, Marrocos ou Europa Oriental.

Agora, está em rodagem um documentário sobre o designer. Intitulado “Dries”, o filme vai concentrar-se na carreira de Van Noten – desde o arranque, no final dos anos 1980, até à atualidade.

Grande parte da fama da moda belga contemporânea deve-se aos “Antwerp Six”, grupo formado por Dries Van Noten, Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dirk Bikkembergs, Marina Yee e Dirk Van Saene. Formados pela Royal Academy of Fine Arts, no início dos anos 1980 todos tinham uma visão radical e original da moda.

06_driesvannotenEm 86, o grupo alugou uma carrinha e rumou a Londres com a viatura carregada com as suas criações, para apresentá-las na London Fashion Week. As propostas dos designers criaram um vocabulário próprio e alguns passaram a desfilar em Paris, como Dries Van Noten e Ann Demeulemeester.

O documentário “Dries” está nas mãos da produtora londrina Dogwoof Pictures e retraça a vida do criador de moda, que nasceu no seio de uma família de alfaiates. Entre os entrevistados estão alguns nomes bem conhecidos da indústria, como Iris Apfel, Pamela Golbin ou Suzy Menkes.

Ainda sem data de lançamento, mas agendado para 2017, os media especializados acreditam que Reiner Holzemer – o realizador do documentário de 2008 sobre o fotógrafo americano William Eggleston, “William Eggleston: Photographer” – assuma a direção de “Dries”.

A notícia do documentário sobre o percurso de Dries Van Noten alinhou-se com outros lançamentos de fitas de moda. Um filme sobre Alexander McQueen está já na calha e há uma série sobre o assassinato de Gianni Versace a agitar os portais (ver O assassinato de Versace na TV).



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

O novo normal

Próxima Notícia

Victoria’s Secret: o levantar do véu




Sugestões

O novo normal

De 15 a 18 de novembro, o evento “WGSN Futures Australia: Creative Edit”, em Melbourne, promovido pela reconhecida plataforma...

4 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.