Recentes

E que os jogos comecem

Destaques / Tendências / 30 Dezembro, 2015

imagesimages (1)O luxo está já em aquecimento para os Jogos Olímpicos, que em 2016 tomam conta do Rio de Janeiro, e foram várias as passerelles para a primavera-verão do ano que está prestes a ouvir o tiro de partida que se renderam à febre do desporto. Felipe Oliveira Baptista, o português no leme da Lacoste, por exemplo, deixou-se levar pelo espírito e encenou uma coleção inspirada nas bandeiras e nos atletas que nelas se envolvem no final das provas.

O luxo e as olimpíadas não parecem formar a melhor dupla, mas nem por isso os designers e as marcas deixaram de fazer interessantes tentativas nas suas passerelles para a próxima estação quente. E, pelas mãos de marcas como Chloé, Lacoste, Stella McCartney ou, no retalho, Topshop, fatos-de-treino, coletes e riscas deverão marcar os guarda-roupas da próxima temporada com vigor olímpico.

Durante a semana de moda parisiense, em setembro último, a Chloé fez rodar as cabeças dos editores de moda ao apresentar luxuosas camisolas de fato-de-treino para a próxima estação quente. «É um look tão simples», afirmou à data Justin O’Shea, diretor de compras na retalhista de luxo online MyTheresa.com, ao The Guardian, acreditando que os preços elevados daquelas propostas não travam a compra de consumidores de vestuário desportivo, ainda que a Nike ofereça produtos similares a um preço consideravelmente inferior. «Toda a gente se quer sentir confortável agora. Há fatos-de-treino na Gucci e na Hillier Bartley. Karl Lagerfeld não deve demorar a levá-los para a passerelle da Chanel», assegurou O’Shea.

Chloe-Spring-Summer-2016-Runway01 images (2)A peça desportiva, em look integral ou combinado, também se sagrou vencedora nas propostas de menswear, de acordo com Simon Chilvers, diretor de estilo na matchesfashion.com. «Espera-se que tenha um papel principal na próxima estação, é uma peça para usar em camadas com um casaco e que revive os anos 1990, tendência para a primavera-verão», sustentou.

Outros designers entraram no jogo. A Lacoste, que vai vestir a equipa francesa durante os Jogos Olímpicos, apresentou uma coleção repleta de referências ao tema (ver As olimpíadas segundo Baptista); Stella McCartney, a designer que vestirá a equipa da Grã-Bretanha, popôs modelos em cores primárias, inspiradas pelas bandeiras. Em abordagens diferentes, mas ainda assim dentro do tema, em maio, a Louis Vuitton levará os mais influentes compradores e editores da indústria até ao Rio de Janeiro para cionhecerem a sua coleção cruise; e o designer russo Gosha Rubchinskiy utilizou os jogos olímpicos boicotados pela ex-URSS em 1984 como ponto de partida para a sua coleção de menswear primavera-verão 2016.

Esta paixão pelo desporto no design de moda pode ainda ser relacionada com uma tendência mais vasta, que marcou 2015 e que deverá continuar a dominar o estilo do ano que se aproxima.

O athleisure, uma convergência entre moda e activewear, tomou conta do luxo e do retalho com igual zelo (ver 12 meses de athleisure), sendo que pertence à Topshop o mais recente contributo para o seu crescimento. A marca firmou parceria com a cantora Beyoncé para uma coleção desportiva, que deverá chegar às lojas em abril (ver A distinção da Topshop).

A analista do Euromonitor, Bernadette Kissane, remete este boom da tendência para a «mudança de atitudes dos consumidores em relação à saúde e ao bem-estar e ao aumento na participação desportiva». Kissane acredita, também, que a tendência deverá continuar em 2016. «Em primeiro lugar, o conforto pode emprestar mais impulso à tendência e, em segundo, o athleisure está a ser alavancado por uma mudança permanente nos estilos de vida das pessoas, em vez de ser apenas uma moda passageira», concluiu.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Fim da estação

Próxima Notícia

Estilo jornalístico




Sugestões

Fim da estação

Estará para breve a alteração da rotação tradicional da moda? Num tempo marcado por pré-coleções, coleções cápsula...

29 Dezembro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.