Para o próximo inverno, Pedro Pedro mostrou os dois lados do ballet, com uma coleção que se dividiu em duas para os desfiles em Lisboa e no Porto.
«O ballet foi o início da coleção. Tem a ver com as transparências, a fragilidade dos materiais, e depois com um lado muito brutal do ballet, que são os treinos e o esforço físico que acarreta. Há esta dualidade», explica o designer sobre as propostas que desenhou para o outono-inverno 2015/2016.
Pedro Pedro regressou, depois de vários anos de ausência, à passerelle do Portugal Fashion e, por isso, fez questão que os dois desfiles em que participou – é presença regular na ModaLisboa – fossem distintos, até porque, realçou, «são dois espaços diferentes, dois sítios diferentes e faz sentido ter duas linguagens diferentes. Acho que ninguém quer ver a mesma coleção».
Em Lisboa, a coleção mostrada foi «mais séria», confessa o designer, que no Porto optou coordenados «muito mais street, casuais e descontraídos», a pensar numa «rapariga mais nova».
Matérias-primas naturais, com feltros de lã, lã dupla face, bouclés, jerseys de lã, canelados de jersey estruturados, deram origem a “roupa-casulo”, com sobretudos, casacos e saias com forros quentes a contrastarem com vestidos com comprimentos mais longos, sem mangas, semitransparentes ou com rachas, usados em sobreposições, num jogo que protegendo o corpo da mulher, também o revela.
Nas cores, a paleta pinta-se de preto, branco, cinzento, caqui e rosa, com alguns coordenados em mostarda.
Nos pés, a coleção desenhada por Pedro Pedro em parceria com a Basilius revela igualmente a influência do ballet, com as “bailarinas” a serem reinventadas, com traços mais agressivos, mas sem perder a flexibilidade, graças à utilização de peles maleáveis.
Satisfeito pelo regresso à passerelle na cidade do Porto, onde tem o seu atelier, esta poderá ser uma nova etapa na carreira do designer, que lançou a sua marca epónima em 1998. «Pezinho a pezinho vamos avançando. O que interessa é que seja uma coisa segura e dar um passo de cada vez», acredita Pedro Pedro, cujas coleções podem ser encontradas na loja do Portugal Fashion, no Porto, e na ComCor, em Lisboa.
Etiquetas: Coleções, Designers, Pedro Pedro