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Designers / 30 Abril, 2013
Nuno Baltazar

Nuno Baltazar

Transversal e universal, a moda vai além do vestuário, uma tendência que está a ser aproveitada pelos criadores nacionais.

Miguel Vieira foi um dos pioneiros, tendo desde cedo apostado no design de calçado. Seguiu-se-lhe Fátima Lopes, que depois de canetas, porcelanas e outras incursões em novos universos, acaba de lançar um perfume com a sua assinatura. Mas a tendência está a tornar-se transversal a muitos criadores.

É o caso de Katty Xiomara, como revelou no seu mais recente desfile no Portugal Fashion. «Fizemos um apontamento no calçado, em parceria com a Only to You, e também nos óculos, que são design nosso em parceria com a Shamir e a Silhuette, nas armações», explica. «O objetivo é sempre crescer e ser mais abrangente, não só na nossa área de trabalho, mas também em termos de mercados», destaca a criadora, que, além de Portugal, vende também em Espanha, EUA e Kuwait.

Já Anabela Baldaque está a apostar nos têxteis-lar, com um novo projeto em parceria com uma empresa de catering de Carregal do Sal. «Foram concebidas quatro linhas de toalhas de mesa para banquetes: Sushi, Frutos Silvestres, Pata Negra e Suspiro», enumera. Uma aventura que pode não se ficar por aqui para a criadora, que se está a lançar igualmente nas vendas online.

«Acho que também devia fazer algo associado à lingerie, porque sou tão feminina e gosto tanto de tecidos… Não digo que vá ser já, mas vou tentar assediá-la de alguma maneira, sem dúvida», refere.

Já Nuno Baltazar tem os olhos noutros horizontes, com a sua primeira linha de óculos. «É uma extensão natural de uma linha de pronto-a-vestir. É um acessório fundamental que cada vez faz mais sentido e há alguma avidez por novas propostas de óculos menos massificadas», justifica o criador, que conta também com uma linha de mobiliário em parceria com a Munna.

A seguir aos óculos, Nuno Baltazar está a ponderar outro segmento, a pensar nas mais pequenas. «Estou com vontade de desenvolver uma linha para menina. Faz sentido no meu universo, que é muito feminino», conclui.








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