Coincidente com a semana de moda local, a Copenhagen International Fashion Fair para o outono-inverno 2016/2017 arrancou esta quarta-feira, 3 de fevereiro, e termina hoje. O evento foi lançado em 1993 e inclui agora uma amálgama de marcas consagradas e emergentes, indicando que uma das fontes de inspiração de Hans Christian Andersen continua pujante em criatividade.
Desde a sua fundação, a feira expandiu-se e atualmente inclui a CIFF Raven, a CIFF Kids, a CIFF Showrooms e a CIFF Shoes.
Com a supervisão do diretor criativo Kristian W. Andersen e a curadoria de John Skelton, comprador e fundador da concept store LN-CC, o certame é organizado dentro de um espaço industrial de 2000 m2, com uma seleção de nomes que inclui propositadamente novos talentos e designers eticamente conscientes quando se trata de produção.
Nesta temporada são estas as três marcas a ter no radar, numa seleção da revista Dazed.
Story mfg
Quando se trata de produzir as suas roupas, a equipa da STORY mfg prefere uma abordagem “lenta”. Recorrendo apenas a processos naturais, a marca trabalha com artífices à volta do globo, passando grandes períodos de tempo a criar e a tratar os materiais. Seja a tingir os seus tecidos com flores ou com whisky, a Story mfg procura criar peças que «possam de alguma forma beneficiar a terra e todos os humanos que as tocam». Sob o mote “Tulpa Trek”, a coleção outono-inverno 2016/2017 da marca é inspirada no estado do tempo britânico e inclui trabalho com um padrão de chuva feito com extrato natural de índigo.
Haal
Da cultura hacker à cadeia de fast food McDonald’s, o designer Anders Haal encontra inspiração nas fontes mais inusitadas. O criativo nascido na Suécia trabalhou como designer na Ann-Sofie Back Atelje antes de lançar a marca de vestuário e eyewear Haal. Destinadas, sobretudo, a mulheres, as coleções do designer apresentam-se como uma amálgama de estilos – para a primavera-verão 2015 ofereceu t-shirts inspiradas no surf e vestidos estampados com motivos do filme “Scarface”.
As roupas da Haal têm sido vestidas por artistas como Robyn e FKA Twigs.
Nicholas Daley
As cenas punk e reggae dos anos 1970 serviram de inspiração à coleção outono-inverno 2015/2016 de Daley e têm-se mantido como influências-chave desde então.
Para a estação fria de 2016/2017, o designer formado pela Central Saint Martins regressou à exploração e experimentação das subculturas numa coleção rica em silhuetas soltas e peças como coletes e camisolas interiores de alças.
Etiquetas: Copenhagen International Fashion Fair, Eventos, Marcas