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Design vale vendas

Destaques / Marcas / 29 Janeiro, 2016

LookBook AW15-43_1 LookBook AW15-60Presente em mais de 25 países, a Pé de Chumbo, marca da designer Alexandra Oliveira, continua a surpreender pela criatividade e inovação que insere em cada peça.

Em Portugal, segundo Alexandra Oliveira, a marca ainda não é muito conhecida, representando apenas cerca de 20% do volume de negócios da Pé de Chumbo, mas desde 2008 que a designer, sediada em Guimarães, não para. «Estamos em todos os continentes, um pouco por todo o mundo», afirmou, apontando Itália e EUA como os países onde tem mais pontos de venda.

Consumidoras de 25 países rendem-se, a cada estação, às propostas diferenciadoras da Pé de Chumbo, onde os desenhos e os tecidos e malhas convencionais ficam quase sempre à porta. «Temos um produto distinto, porque fazemos tudo. Compramos o fio e não temos malha nem tecido – é um processo que criámos e temos vindo a desenvolver e há clientes que nos procuram por causa disso», revelou Alexandra Oliveira ao Jornal Têxtil 200 (novembro 2015).

O processo criativo arranca com a seleção de um material – que pode mesmo incluir desperdícios de uma confeção, como já aconteceu numa das mais bem sucedidas coleções da marca, ou ráfia, que é usada na coleção para a próxima primavera-verão. «Começa tudo pela experimentação, que é o que gosto de fazer», reconheceu Alexandra Oliveira. Sentada numa máquina de costura, e recorrendo a técnicas que ela própria desenvolve, a designer cria a base a partir da qual surgem as formas da coleção. «Vou vendo o que posso fazer com o material. Não há corte nem tecido», referiu, o que torna o processo de produção mais complicado do que o habitual. «São peças que se tornam difíceis de reproduzir. Quando iniciamos a produção de uma coleção, tem de haver um processo de aprendizagem, mesmo para as pessoas que trabalham comigo», explicou.

LookBook AW15-3LookBook AW15-15_1Atualmente, 20 pessoas trabalham com Alexandra Oliveira na Pé de Chumbo, que tem ainda uma loja própria em Guimarães. Aliás, ser mais conhecida em Portugal é um dos objetivos. «Acho que comecei ao contrário e é altura de dizer “estou aqui”. Neste momento tenho o negócio montado, tenho vendas que já são consideráveis e não tenho imagem», reconheceu. A presença num evento de moda pode, por isso, ser o passo seguinte. «Fazer um desfile traz uma imagem que posso depois aproveitar para mostrar lá fora», apontou.

O outro objetivo passa por um crescimento da marca, cujos preços de venda ao público variam, geralmente, entre 100 e 500 euros. «Quero crescer mais, mas de forma sustentada. As minhas peças são difíceis de fabricar, por isso não consigo entregar a produção a uma grande confeção – a marca tem de crescer mas de maneira a que consigamos dar resposta», confessou ao Jornal Têxtil.

A designer, formada pelo Citex (atual Modatex) está ainda a ponderar a criação de uma linha para homem. «É o próximo passo, porque já tenho muitos homens a pedir-me, sobretudo nas coleções de inverno», garantiu Alexandra Oliveira.



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