Recentes

A década de Diogo Miranda

Designers / Destaques / 1 Junho, 2017

 

Com apenas 29 anos, Diogo Miranda está a celebrar, em 2017, 10 anos de uma carreira já recheada de sucessos. O jovem designer tem ganho reputação graças a um projeto que conjuga a criatividade do design com a gestão do negócio da moda, em Portugal e no mundo, online e offline.

Com figuras públicas como fãs, incluindo a modelo Sara Sampaio, a atriz indiana Sonam Kapoor ou a blogger brasileira Helena Bordon, Diogo Miranda conseguiu, a partir de Felgueiras – onde mantém o atelier, a loja e uma equipa de 10 pessoas – chegar um pouco por todo o mundo.

«Começámos, através das redes sociais, a receber mensagens e emails com contactos de lojas multimarca espalhadas pelo mundo a perguntar onde poderiam comprar as nossas roupas para colocar à venda. Isso foi uma surpresa muito grande», contou Diogo Miranda ao Jornal Têxtil, num artigo publicado na edição de abril (ver O negócio da moda).

A este primeiro contacto, sucedido há cerca de cinco anos, somaram-se muitos outros, espalhados, por cerca de 10 mercados, conseguidos também graças a um investimento grande em presenças internacionais, com passagem, sob a égide do Portugal Fashion, por Paris – com a participação em feiras e desfiles – e em Nova Iorque, onde mantém o showroom com investimento próprio.

A loja online abriu igualmente várias portas e, sobretudo, uma janela para saber quem é o cliente Diogo Miranda. «No site temos acesso em que países a marca é visitada e às vezes é uma surpresa os mercados onde há mais visitantes», afirmou.

Atualmente, cerca de 90% das vendas do designer – que além das duas coleções principais, para a primavera-verão e outono-inverno, desenha ainda as coleções pre-fall, resort e peças exclusivas, nomeadamente para noivas e noivos – são realizadas fora de Portugal.

«A minha assinatura acaba por ser aquela silhueta ampulheta, com formas femininas e sensuais q.b., aquele jogo do preto e do branco que gosto de fazer em todas as coleções – do ponto de vista do consumidor, uma peça de autor em tons preto e branco acaba sempre por ser uma boa aposta porque usa-se todas as estações», descreveu Diogo Miranda, que desenha as suas propostas com os seus clientes em mente. «Quando faço as coleções, estou a pensar no que vai resultar no país “X”, “Y” ou “Z”, no que vai funcionar em desfile, em produções de moda. O ideal é que só com uma ficha, atinjas toda a gente, pelo menos aquelas pessoas que tu sabes», explicou.

Um sonho que comanda a vida

Uma década depois, naturalmente o mundo dos negócios tem já poucos segredos para Diogo Miranda, que usou o know-how acumulado na família para, desde cedo, criar a sua própria empresa. «É muito gratificante que, por mais que tenha tido algumas ajudas, ou algumas linhas de segmento a nível empresarial, eu tenha construído isto tudo sozinho, com os meus erros, com coisas que fizemos mal, coisas que fizemos bem até chegar ao nível em que estamos hoje. Basicamente, a nossa empresa é sólida, rentável e o objetivo é aumentar cada vez mais a faturação e entrar nos mais diversos mercados», sublinhou o designer.

Os objetivos passam ainda por chegar às grandes cadeias de marcas a nível internacional, como o Barneys, ou a concept stores como a Colette, em Paris, até porque, destacou, «a moda de autor não é um produto de massas».

Mas a ambição, que o fez crescer ao longo desta última década, continua bem viva. «É reconfortante chegares ao fim de 10 anos e já teres uma máquina e mercado internacional. O meu desejo para daqui a cinco anos é que consiga mais do que nestes 10 anos. Porque as expectativas são cada vez maiores», concluiu o designer.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Na rota da internacionalização

Próxima Notícia

Fato de treino exercita menswear




Sugestões

Na rota da internacionalização

A terceira geração da família que fundou e gere a Malhas Ribeiro & Silva está a impulsionar uma mudança de estratégia,...

31 Maio, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.