Recentes

David Ferreira soma sucessos

Designers / Destaques / 3 Abril, 2017

© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco

Aquém e além-fronteiras, o jovem designer tem vindo a arrebatar a crítica, que lhe endereça elogios – e prémios – sempre que uma das suas luxuosas coleções cruza a passerelle. Na ModaLisboa, David Ferreira celebrou a diversidade num alinhamento inspirado por referências culturais como o filme “Freaks” (1932), o livro “Freak Show” de Roben Bogdan ou o trabalho do fotógrafo Joel-Peter Witkin e enumerou as conquistas mais recentes.

Num jogo de exagero e contenção com a silhueta feminina, o jovem formado em design de moda pela universidade de Westminster levou na última sexta-feira, para a passerelle de “Boundless” (ver ModaLisboa sem fronteiras), peças com volumes inusitados em folhos e pelos, pintados numa paleta de tons vibrantes de azul, amarelo, turquesa, vermelho e fúcsia que deixaram a assistência sem palavras. “Uau” foi uma das interjeições exclamadas pelos presentes.

Tendo trabalhado com nomes como Iris van Herpen, Giles Deacon e Meadham Kirchhoff cedo se adivinhava que as propostas de “couture” de David Ferreira não iriam passar despercebidas aos olhos e vozes da crítica, que lhe tem têm garantido um lugar de destaque entre os designers da sua geração.

Galardoado em 2015 com o prémio internacional Made Fashion Award da VFiles pela primeira coleção, dedicada à primavera-verão 2016 e apresentada na semana de moda de Nova Iorque e, depois, com o Merit Awards da plataforma Fashion Scout da semana de moda de Londres, que lhe garantiu a entrada em duas edições do certame, o jovem designer com atelier na capital portuguesa onde, como conta ao Portugal Têxtil, «adapta as peças mostradas em passerelle para que possam ser usadas no dia-a-dia ou em ambientes festivos», foi distinguido em outubro último pela Mercedes-Benz, em Paris.

Na Cidade-luz, David Ferreira integrou o concurso Les Etoiles Mercedes-Benz, no qual 30 designers foram convidados pela marca automóve e pelo criador de alta-costura e presidente do júri Alexis Mabille a desenvolver três coordenados originais inspirados nos valores e no luxo da Mercedes-Benz.

Os coordenados de oito finalistas foram depois apresentados à imprensa, em outubro, à margem da semana de moda de Paris e, nessa noite, o júri anunciou o jovem designer como o derradeiro vencedor – distinção que lhe garantiu um prémio monetário de 15 mil euros e apoio de um ano da Mercedes-Benz.

© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco

«Acho que o mais fantástico em todos os prémios que ganhei até agora, e mesmo a oportunidade que tenho no Lab da ModaLisboa, é o facto de ter pessoas como a Eduarda Abbondanza e como o Alexis Mabille a acreditarem no meu trabalho», sublinha.

Sobre as coleções terem sentido a apetência de diferentes mercados, David Ferreira explica de forma sucinta que «hoje, essa questão das fronteiras já não se aplica à moda, as semanas de moda estão a mudar» e que, por isso, o tema da 48.ª edição da ModaLisboa – “Boundless” –  não poderia estar mais de acordo com a sua filosofia.

Com a maioria da produção reservada a Portugal, showroom e relações públicas em Londres e clientes em crescendo por paragens como Kuwait, Arábia Saudita ou Dubai que, segundo o designer, «já estão habituados a olhar para uma coleção e a ver a sua potencialidade, a usabilidade das roupas mostradas em passerelle», David Ferreira não deixa de ter clientes em território nacional. «Portugal é um bom mercado para a minha marca», afirma.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Pacifique Sud com morada fixa

Próxima Notícia

Há sustentabilidade em Marte




Sugestões

Pacifique Sud com morada fixa

Como resposta aos muitos pedidos que continuamente chegavam em forma de comentário ou de mensagem às redes sociais e ao portal...

3 Abril, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.