Os prémios de design da H&M distinguiram esta semana o talento dos jovens criadores que procuram pelo seu lugar ao sol no mundo da moda.
O vencedor desta quarta edição foi Ximon Lee, um estudante de 24 anos vindo das salas de aula da conceituada Parsons School of Design de Nova Iorque.
Ximon Lee transformou-se assim no primeiro jovem designer de roupa masculina a receber o prestigiado galardão. A escolha do vencedor esteve a cargo de um júri de renome que incluía figuras como a cantora Lily Allen e o jornalista Tommy Ton.
O criador teve a oportunidade de ver desfilar a sua coleção na semana da moda de Estocolmo, recebeu um prémio monetário no valor de 50.000 euros e terá ainda a possibilidade de ver peças da sua coleção na H&M online e em lojas selecionadas da marca já no outono de 2015.
Ximon Lee foi criado em Hong Kong, mas nasceu numa cidade de fronteira entre a Sibéria e a Manchúria.
As arquiteturas soviéticas, os parques infantis abandonados e incolores, os longos invernos presentes no documentário “Children of Leningradsky” (que o fez viajar até à Rússia), deram origem a uma profunda nostalgia das memórias da infância, que o criador transportou para a sua coleção.
Xiomon Lee procurou tratar materiais comuns de forma diferente. «Usei denims, malhas e sacos de lixo, bem como peças industriais e objetos metálicos», afirmou.
O prémio de design da H&M é uma competição destinada a estudantes de escolas de design selecionadas à volta do globo. A demanda da marca é encontrar e mostrar os talentos mais promissores na moda, funcionando como impulso nas suas carreiras.
Para o prémio “People”, o público pode também escolher o seu favorito entre os oito finalistas, sendo que o designer mais votado ganha um estágio num estúdio de moda conceituado.