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Criatividade acima de tudo

Designers / 23 Abril, 2013

Face às dificuldades, a moda portuguesa está mais forte do que nunca, com a afirmação dos nomes consagrados e a emergência de novos talentos.

Dos designers consagrados aos talentos emergentes, em busca de afirmação no mercado e notoriedade para as suas marcas, ousadia é a palavra que impera na moda portuguesa de hoje, que enfrenta as dificuldades da conjuntura com muita criatividade.

«É um período difícil mas é um período criativo. Temos de tirar partido destes maus tempos e dar a volta e é isso que os jovens criadores fazem muito bem», sustenta Miguel Flor, coordenador do Espaço Bloom do Portugal Fashion, a plataforma de jovens criadores que tem dado asas aos sonhos dos novos talentos.

Os nomes consagrados estão igualmente a absorver esta mudança e têm “inundado” o mercado com projetos diferentes, desde o lançamento de novos produtos à busca por afirmação em novas geografias. E estão mais arrojados também comercialmente. Um pouco por todo o país têm aberto novas lojas, desde os recentes pontos de venda em Lisboa de Os Burgueses, Nuno Gama e Alexandra Moura, à segunda loja na Foz, no Porto, de Luís Buchinho.

«O negócio está a correr bem, tanto a nível da loja como mesmo ao nível de vendas internacionais. A marca tem dado pulos e tem-se consolidado muito. Acho que estou com um público muito fiel, que está muito atento ao que eu estou a fazer e que quer estar perto da marca», revela Luís Buchinho, presente não só nas duas passerelles nacionais e em Paris (com o apoio do Portugal Fashion), mas também em feiras internacionais, como a Who’s Next.

O mercado internacional tem ainda aberto as suas portas através das apostas online, sobretudo por parte dos jovens criadores. «Os jovens criadores têm de ser mais empreendedores, olhar mais para aquilo que estão a construir, encontrar parceiros, as feiras, o showroom, o relações públicas ideal – se não têm dinheiro para isso, devem usar a web o mais possível para que o negócio possa fluir», considera Miguel Flor.

E com nomes como Felipe Oliveira Baptista – que vende em mercados da Europa à Ásia, assim como no Médio Oriente e nos EUA –, Fátima Lopes, Luís Buchinho ou Miguel Vieira a liderar aquela que é, até agora, provavelmente a geração portuguesa mais bem sucedida no mundo da moda, o futuro tem de ser encarado, necessariamente, com otimismo.








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