Na segunda coleção em conjunto para a marca L.i.V., Fernando Lopes e Hugo Veiga apostam em coordenados inspirados pelo rugby para animar o outono-inverno 2012/2013.
Com uma estética que foi buscar detalhes ao mundo do rugby e um look muito desportivo, os azuis e amarelos predominaram nas propostas para a próxima estação fria da L.i.V., criando silhuetas femininas bastante delineadas e fortes, onde os tecidos estiveram em destaque.
«Pesquisamos sobre técnicas e novas construções para criarmos novos tecidos», explicou a dupla de criadores, que usou ainda jerseys, canelados e ribs em tons de pele, em conjunção com fazendas e crepes de tons mais escuras.
A dupla recorreu ainda a técnicas tradicionais como o trapilho, característico da tapeçaria portuguesa, para desenvolver estruturas maximizadas e exteriorizadas e criar «uma silhueta que contrasta com as linhas delgadas do corpo feminino».
Fernando Lopes e Hugo Veiga apresentaram-se em conjunto pela primeira vez no Portugal Fashion em março de 2011, embora nessa altura com coleções desenhadas individualmente. Só em outubro de 2011 surge oficialmente a L.i.V. «Temos formas de trabalhar muito semelhantes. Temos imagens que nos inspiram, depois procuramos materiais, ideias, e essencialmente desenvolvemos formas. Desenhamos algumas coisas mas não desenhamos tudo porque muitas das peças nascem delas próprias. Desenvolvemos as peças e não propriamente os desenhos que queremos para as peças. São quase esculturas que vão surgindo», refere Hugo Veiga.
Uma forma de trabalhar que trouxe o reconhecimento a Fernando Lopes, que em 2010 foi considerado o melhor “Novo Criador” nos Prémios Fashion TV Portugal. «O prémio trouxe-me algum prestígio, as pessoas já começam a saber quem eu sou, mas não posso encostar-me ao facto de o ter ganho. Foi bom, mas agora tenho de avançar», afirma o jovem criador.
Para além da L.i.V., a dupla está ainda por detrás, juntamente com Augusto Silva, da marca FreshJealous, uma marca urbana, jovem e versátil. «Colocámos todo o nosso conhecimento técnico no desenvolvimento de uma coleção para um público jovem, dinâmico e muito urbano», aponta Hugo Veiga.
«Decidimos desenvolver um projeto que pudesse pôr à prova todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo, tanto ao nível do design como do styling e foi isso que nos motivou a criar a FreshJealous, uma marca simples e urbana mas com muito design, funcionalidade e acima de tudo muito divertida», conclui.