Recentes

Cortiça viaja de elétrico

Destaques / Marcas / 8 Abril, 2015

Uma parceria entre a Sofalca, a Pelcor e a Carris levou a cortiça a dois carros elétricos da Carristur. O projeto “Eletri’cork” circula em Lisboa desde o dia 24 de março.

A ideia não surgiu numa garagem, mas ptram-tourartiu de uma conversa já distante. Em março de 2014 surgiu o fio condutor que agora leva a cortiça a viajar de elétrico pelas ruas da capital.

Numa troca de ideias entre Paulo Falcão Estrada, gerente da Sofalca, o designer Paulo Fernandes e a arquiteta da Carris, Lurdes Duarte, brotou a ideia de revestir de forma integral em cortiça um carro elétrico lisboeta.

O projeto foi de imediato apadrinhado pela Carris e mais tarde pela Carristur, que aceitaram aliar a carismática figura do elétrico lisboeta às reconhecidas qualidades da cortiça portuguesa, numa altura em que o sobreiro foi elevado a “Árvore Nacional de Portugal”.

A Sofalca, empresa que tem vindo a explorar a aplicação da sua cortiça em peças de design e em instalações de arte, convidou então Sandra Correia, CEO da marca de acessórios ecológicos Pelcor, para se juntar ao projeto com o fornecimento das cortinas do carro elétrico.

Desta união nasceu o “Eletri’cork”. A iniciativa consistiu em revestir com aquele material tanto o interior como o exterior de dois elétricos da linha Castle Tram Tour.

Com o “Eletri’cork” a Sofalca pretendeu demonstrar as capacidades térmicas e acústicas desta sua cortiça 100% natural ICB.Rev, bem como o conforto que este material confere aos espaços revestidos.

A empresa sediada em Abrantes desenvolveu ainda uma nova aplicação ao imprimir na sua cortiça os logotipos das empresas.

Para a conceção das cortinas dos elétricos, a Pelcor recorreu à cortiça branca da sua produção. 

Prazeres 28

Na sequência do desafio lançado pela Sofalca a Sandra Correia surgiu também o “Cork Cable Car”, um projeto apresentado ao Arte Institute, em Washington, e que resultou na criação da obra “Prazeres 28”.

A réplica à escala real de um elétrico lisboeta foi idealizada pelo artista Nuno Vasa e baseia-se numa estrutura metálica também revestida, na sua totalidade, com cortiça.

Este exemplar marcou presença no festival “Iberian Suites: Arts Remix Across Continents” no Kennedy Center, também em Washington.

Findou o festival, mas a viajem continua.

 

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Manual da elegância masculina

Próxima Notícia

Criadores de museu




Sugestões

Manual da elegância masculina

“Diz-me o que vestes e dir-te-ei quem és” parece ser a máxima adotada pela especialista de moda Eugenia de la Torriente...

8 Abril, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.