Recentes

A coroa de Isabel II

Cultura / Destaques / 28 Novembro, 2016

t-the-crown-julian-broad-ssA mais recente aposta do serviço de streaming Netflix é, também, a mais cara até à data. “The Crown” reconta a chegada ao trono de Isabel II de Inglaterra – então com apenas 25 anos – e o seu orçamento ronda os 100 milhões de dólares (aproximadamente 95 milhões de euros).

A primeira temporada da série, já com 10 episódios e disponível na Netflix desde o dia 4 de novembro, conta a história de Sua Majestade, a rainha Isabel II. Escrita por Peter Morgan, com créditos em filmes como “A Rainha” e “Frost/Nixon”, e com os primeiros episódios dirigidos por Stephen Daldry, de “O Leitor” e “As Horas”, “The Crown” promete falar sobre a realeza sem provocar sonolência nos espectadores.

Na primeira temporada assiste-se ao casamento de Isabel II, interpretada pela atriz britânica Claire Foy, com Filipe Mountbatten (interpretado por Matt Smith), e conhece-se o seu plano de vida como esposa de um oficial da marinha até ascender ao trono. Contudo, esse dia acaba por chegar mais cedo do que o esperado, com Isabel II coroada aos 25 anos. O seu pai, Jorge VI (interpretado por Jared Harris), morre de cancro e a vida que Isabel e Filipe haviam planeado deixa de ser uma possibilidade.

A par do elenco e guião, o sucesso – ou fracasso – de uma série de época que reconstrói personagens e cenários reais deve-se, também, ao figurino. Peter Morgan e Stephen Daldry não tiveram dúvidas na hora de recrutar a premiada Michele Clapton – que assina o figurino de todas as temporadas da aclamada série “Game of Thrones” – para tomar conta do guarda-roupa de “The Crown”.

thecrownnetflixPara retratar os anos de 1940 e 50 e reconstruir momentos vividos pela família real, a figurinista analisou milhares de fotografias e vídeos e estudou a estética e o comportamento da época, revendo revistas e anúncios, além de imergir no trabalho de designers como Christian Dior, Hardy Amies, especialista em moda masculina, e Norman Hartnell, que fez o vestido de noiva de Isabel II, em 1947.

Recriar o vestido de noiva da rainha foi, de resto, um dos momentos mais trabalhosos e dispendiosos de todo o processo. Seis bordadeiras contaram com a ajuda de estudantes de design de moda e trabalharam 10 horas por dia durante seis semanas. Nos momentos de maior agitação, o departamento de figurinos chegou a ter 100 pessoas a trabalhar em simultâneo.

assista-ao-trailer-de-the-crown-nova-serie-do-netflix_bj1x-640«Para dar credibilidade à nossa interpretação dos momentos íntimos e privados, tivemos de fazer com maestria os momentos públicos, pois esses já foram documentados muitas vezes», afirmou Michele Clapton à revista Elle.

Outro look que se destaca na primeira temporada de “The Crown” é um vestido turquesa, usado com estola de pelo e uma tiara de diamantes, que a rainha usou numa noite de gala durante o festival de Edimburgo, em 1956. Já a roupa da coroação teve uma ajuda extra da Swarovski, que havia recriado uma réplica para uma exposição e emprestou o vestido à produção de “The Crown”.

Contudo, nem só de luxo vive a rainha. A série retrata também momentos do quotidiano, em que Isabel II usa o seu coordenado favorito: capa de chuva, lenço na cabeça e galochas, como já mostrou a atriz Helen Mirren no filme “A Rainha”.

A terceira parte da construção da personagem mostra a jovem rainha num período de mudanças históricas, políticas e culturais, num universo dominado por homens. Com vestidos “new look”, a rainha escondia o seu lado mais frágil e começava a mostrar uma nova Grã-Bretanha.



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

O fado de Patrick de Pádua

Próxima Notícia

Lá vem a noiva




Sugestões

O fado de Patrick de Pádua

Depois de cumprir o ritual de passagem dos desfiles do Sangue Novo para a plataforma Lab, na última edição da ModaLisboa,...

25 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.