Recentes

O clube da Vêtements

Desfiles / Destaques / 5 Julho, 2016

Vetements2A moda disruptiva da Vêtements participou, como convidada, na semana de alta-costura e as reações não tardaram a fazer-se ouvir. Todas elogiaram o trabalho do coletivo de guerrilha da ex-URSS que, nesta passerelle, teve aliados de peso. No desfile realizado nas emblemáticas Galeries Lafayette, em Paris, 18 marcas deixaram-se moldar pelas mãos de Demna Gvasalia.

Os jeans, as gabardines, o hoodie e as calças de fato de treino são as peças-chave da Vêtements que, a cada apresentação, aumenta o tráfego nos portais de moda. No caldeirão da alta-costura, a receita foi mantida, mas apurada.

Com os olhos postos na juventude, iconoclasta e guiada por um coletivo que tem as ruas como fonte de inspiração, a atuação da equipa de design da Vêtements, liderada por Demna Gvasalia, pode ser descrita como antimoda. Há quem defenda, também, que a genialidade da marca reside no seu pragmatismo e, depois do desfile de domingo, 3 de julho, outros reservam-lhe o condão de transformar consumismo em couture.

Nascida em 2014, a Vêtements diz colocar na boca do mundo algo tão simples como «roupa» (ver Em nome do anonimato), mas parece conviver muito bem com todos os elogios dos media.

Ainda que a questão “como pode o streetwear, por mais bem feito que seja, subir à passerelle da alta-costura?” tenha sido levantada, não tem fundamento. A marca foi convidada a desfilar e as regras rígidas da Chambre Syndicale de la Haute Couture (ver O ADN da Alta-costura) não se aplicam aos membros convidados.

Vetements4Vetements5Em declarações à The Cut, antes do desfile, o também diretor criativo da casa Balenciaga (ver 99 anos depois) explicou que a ideia subjacente ao recrutamento em massa – a lista somou Manolo Blahnik, Commes des Garçons, Juicy Couture, Levi’s, Brioni, Alpha Industries, Canada Goose, Carhartt WIP, Champion, Church’s, Dr. Martens, Eastpak, Hanes, Kawasaki, Lucchese, Mackintosh, Reebok e Schott – foi «usar as peças mais icónicas de cada marca e transformá-las no estilo Vêtements».

Mas, apesar das normalmente simples declarações de Gvasalia, o mais recente terremoto da marca deverá ter réplicas à escala global.

Na passerelle erguida nas Galeries Lafayette, com corners de outras marcas a servirem de pano de fundo, Gvasalia decidiu esbater, com os seus 18 aliados, as fronteiras entre marcas de massa e de luxo, com botas Dr Martens e stilettos Manolo Blahnik a partilharem protagonismo.

Vetements6 Vetements8«As marcas pioneiras – trendsetters do seu tempo – ainda são relevantes hoje. Não apenas pelos aclamados designers, mas também pelos materiais e métodos produtivos perfeitos», explicou Demna Gvasalia aos jornalistas no final do desfile.

O desfile contou com outras interessantes duplas.  O denim surgiu em look total, com blusões e jeans e o couro foi apresentado em casamentos de calças e blusões desconstruídos, à cintura. A estas propostas juntaram-se depois jumpsuits em blocos de cor (cortesia da Juicy Couture), fatos de treino com botas metalizadas à altura da coxa, outerwear desfigurado, hoodies, vestidos florais, gabardines e camisas oversized.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

T-shirt camaleónica

Próxima Notícia

Pitaya: arquitetura para vestir




Sugestões

T-shirt camaleónica

Um bom par de jeans, umas calças tailoring, uma camisa branca, uma camisola breton, um blazer preto e um blusão de couro...

5 Julho, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.