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Chloé recruta na Louis Vuitton

Designers / Destaques / 6 Janeiro, 2017

chlo3A marca francesa Chloé pode estar prestes a anunciar como nova diretora criativa a designer Natacha Ramsay-Levi, atual número 2 na Louis Vuitton, ao lado de Nicolas Ghesquière. A confirmar-se, esta transferência poderá originar uma segunda rodada de renovação no luxo.

Depois de um ano marcado pela dança de cadeiras nas equipas criativas do luxo, que incluiu marcas como a Hugo Boss, Yves Saint Laurent, Balenciaga, Dior e Céline, 2017 arranca com ventos de mudança.

Não obstante, a potencial saída de Ramsay-Levi da Louis Vuitton levanta questões sobre o futuro funcionamento interno do estúdio de design da casa de luxo, liderado por Ghesquière, que construiu o seu nome na Balenciaga antes de se juntar à Louis Vuitton em 2013.

A indicação pode ainda antecipar uma rutura na estética da Chloé, detida pelo grupo Richemont, uma vez que Ramsay-Levi é associada a silhuetas modernas que envolvem materiais como o couro e os tecidos sintéticos, divergindo claramente das propostas tradicionais e românticas da marca.

Contudo, relembrando o sucesso de Hedi Slimane na Yves Saint Laurent ou de Demna Gvasalia na casa Balenciaga, os insiders começaram já a defender que uma nova direção artística pode ser uma oportunidade para a Chloé.

A atual diretora criativa de Chloé, Clare Waight Keller, decidiu não renovar o seu contrato, que termina em março. Desde que a família deixou Paris e se instalou em Londres em junho último, a designer viajava entre as duas cidades e sentiu a necessidade de abrandar, segundo fontes próximas.

Entretanto, fontes do sector antecipam que Ghesquière pode também vir a terminar a sua colaboração com a Louis Vuitton antes do seu contrato ser renovado em 2018. No ano passado, em declarações ao canal de TV francês Canal Plus, o designer adiantou a vontade de criar uma marca epónima, mas não adiantou detalhes.

Nos últimos meses, têm circulado rumores que os executivos da Louis Vuitton procuram um substituto para Ghesquière.

chloe3Na Louis Vuitton, Natacha Ramsay-Levi, que trabalhou mais de uma década com Nicolas Ghesquière na Balenciaga, era um membro-chave da equipa do designer. Como diretora de design, Ramsay-Levi era a única com quem os designers e assistentes do estúdio falavam regularmente, uma vez que, de acordo com ex-funcionários em declarações à Reuters, Ghesquière raramente interagia com a equipa.

Clare Waight Keller, por sua vez, juntou-se à família Chloé em 2011, vinda da Pringle of Scotland, onde foi diretora criativa, passando ainda por marcas como Gucci, Calvin Klein e Ralph Lauren – e deixa os corredores da marca de cabeça erguida.

A Richemont divulgou em novembro que a Chloé «teve uma taxa de crescimento de dois dígitos (nas vendas do semestre), em grande parte impulsionada pelo couro», performance alavancada pela popularidade das bolsas Drew e Faye.

Os analistas estimam que a Chloé, a maior marca de moda da Richemont, gere vendas na ordem dos 400 milhões de euros.



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