Recentes

Caso de tribunal

Cultura / Destaques / 29 Janeiro, 2016

THE PEOPLE v. O.J. SIMPSON: AMERICAN CRIME STORY "From the Ashes of Tragedy" Episode 101 (Airs Tuesday, February 2, 10:00 pm/ep) -- - Pictured: (l-r) David Schwimmer as Robert Kardashian, John Travolta as Robert Shapiro. CR: Ray Mickshaw/FX

THE PEOPLE v. O.J. SIMPSON: AMERICAN CRIME STORY "From the Ashes of Tragedy" Episode 101 (Airs Tuesday, February 2, 10:00 pm/ep) -- Pictured: (l-r) Cuba Gooding, Jr. as O.J. Simpson, Joseph Buttler as Polygraph Examiner. CR: Ray Mickshaw/FX

… e de estilo. A série “The People v. O.J. Simpson: American crime Story” – com estreia agendada para 2 de fevereiro no canal por cabo FX – conta com o trabalho da figurinista Hala Bahmet, que vestiu, também, para a série que retrata o julgamento de um dos casos mais mediáticos dos EUA, um clã Kardashian antes da reality tv.

Entre 1994 e 1995, o julgamento do ex-astro do futebol americano e ator O.J. Simpson e os eventos que o rodearam – desde o assassinato da ex-mulher, Nicole Brown Simpson e do amigo Ronald Goldman até ao drama dos corredores do tribunal – foi seguido de perto pelos americanos.

Com arranque a 2 de fevereiro, o produtor Ryan Murphy, o génio responsável pela aclamada “American Horror Story”, por “Scream Queens” e pelo drama “The Normal Heart”, revisita em “The People v. O.J. Simpson: American Crime Story” o caso e o seu impacto social em 10 episódios.

A par do nome sonante na produção, a série conta ainda com um elenco de luxo, do qual se destaca David Schwimmer (o eterno “Ross” de Friends), no papel de Robert Kardashian, advogado e amigo de O. J. Simpson, a que se juntam Cuba Gooding Jr. (no papel de Orenthal James Simpson), Sarah Paulson e John Travolta.

«Foi o início do ciclo noticioso de 24 horas e das primeiras notícias estilo TMZ sobre celebridades», explicou a figurinista Hala Bahmet, ressalvando a importância do julgamento, ao portal Fashionista. «É sobre raça e género. É sobre o feminismo, com a história de Marcia Clark», acrescentou.

À data, a sociedade americana estava a atravessar uma “mudança cultural”, expressa, também, através do guarda-roupa. «Havia tantos grupos culturais diferentes e diferentes estilos a acontecerem em simultâneo», destacou a figurinista, lembrando a influência do rap, de figuras como Kurt Cobain e Courtney Love e respetiva era grunge e dos resquícios dos anos 1980.

Para juntar toda esta informação nos episódios da série, Bahmet mergulhou na investigação – não apenas nas tendências de moda dos anos 1990, mas também nos guarda-roupas das pessoas reais que motivaram a ficção.

A figurinista e respetiva equipa folhearam antigos catálogos da Sears e da JC Penney para equipar os jogadores de futebol americano da história. Analisaram, também, publicações como a GQ ou Vogue para vestir os papéis mais frutíferos em memórias de moda. A figurinista assistiu ainda aos arquivos de vídeo do julgamento e colaborou com as equipas de cabelo e maquilhagem, bem como com os atores, que de resto encetaram as suas próprias investigações.

Apesar do estilo extravagante da década de 90, os figurinos retro desempenharam um importante papel de apoio de forma a não ofuscarem ou desviarem a atenção da gravidade dos eventos. «Estamos ali para contar a história», afirmou a figurinista.

No início, os produtores instaram o elenco a não se reunir com os seus homólogos da vida real para pesquisa mas, ao que parece, Hollywood é uma cidade pequena.

No papel da amiga de Nicole Brown Simpson, Kris Jenner, a atriz Selma Blair acabou por encontrar a matriarca num jantar de angariação de fundos. As duas estabeleceram contacto e ficaram amigas.

O relacionamento recém-formado ajudou a atriz e a figurinista trabalharem juntas para recriarem da forma mais autêntica possível a aparência de Jenner, que consistia numa paleta de preto e branco, além de joias vintage e «muitas peças Versace e Chanel».

A tudo isto, foi adicionado um estudo intensivo de fotografias antigas da família. Bahmet observou os atuais estilos de Kim, Kourtney, Khloe e Rob e «retrocedeu no tempo», para conhecer quem eles poderiam ter sido há 20 anos. «A Kim era um pouco mais elegante do que os irmãos, mesmo naquela época, porque os registos de fotografias mostram isso», referiu Bahmet.

Para vestir a musa de Murphy, a atriz Sarah Paulson, como Marcia Clark, Bahmet teve de se conter a fim de refletir fielmente o estilo conservador e profissional da procuradora. Durante o circo mediático levantado à volta do julgamento, a figura feminina na sala do tribunal estava sujeita ao escrutínio.

No decorrer do julgamento, Clark passou por uma série de “atualizações”, de forma a suavizar a sua estética global e o figurino transita de uma paleta pintada a preto e branco para cremes mais leves e mais cor. «É muito preciso em relação ao que aconteceu com Marcia Clark», referiu Bahmet, que percorreu coordenados da Giorgio Armani, Anne Klein e grandes armazéns para os figurinos.

Hala Bahmet foi, também, muito autêntica ao vestir os homens na sala do tribunal, incluindo John Travolta como Robert Shapiro e Gooding como O. J. Simpson.

Ao todo, a série apresenta cerca de 2.000 coordenados para as personagens principais e 3.000 para os figurantes, além de uma miríade de uniformes policiais necessária para uma série que acontece, sobretudo, no perímetro do tribunal. E, considerando o revivalismo atual da década de 90, encontrar peças-chave de guarda-roupa provou ser um verdadeiro desafio para Bahmet.

 



Etiquetas: , , ,




Notícia Anterior

Lona aposta no interior

Próxima Notícia

Rebentou a bolha das bolsas




Sugestões

Lona aposta no interior

As cadeiras de realizador, e os artigos de exterior no geral, continuam a ser o bestseller da Lona, mas a marca está a desenvolver...

28 Janeiro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.