Recentes

O brilho da 8×8

Designers / Destaques / 29 Novembro, 2016
Áurea-Praga

Áurea Praga – Santas Reindeer

São oito designers reunidas no número oito das Galerias Lumière, no Porto – o nome da loja dispensa mais explicações. Unidas pela joalharia, Ana Bragança, Ana Pina, Áurea Praga, Lia Gonçalves, Marta Ribeiro, Susana Teixeira, Telma Oliveira e Joana Santos inauguraram recentemente um espaço de retalho que abre portas para o brilhante mundo da joalharia de autor.

A loja é pequena, afinal, tudo ali é de pequena escala. Brincos, fios e pulseiras contam histórias da 7.ª arte – há um anel-sabre da “Guerra das Estrelas”, à entrada, assinado por Telma Oliveira (da marca Wek) – e da Casa Rolão, em Braga – com anéis que ganham vida inspirados pelos azulejos da construção barroca, autoria de Joana Santos.

Há também espaço para as novas tecnologias, com peças impressas com recurso à tecnologia 3D de Telma Oliveira e até as renas do Pai Natal descansam na 8×8 – numa coleção exclusiva de anéis de Áurea Praga – antes de partirem para a distribuição de presentes.

Considerando a joalharia de autor um terreno «desconhecido para a maioria das pessoas» e a dificuldade em encontrar espaço para vender as peças «em joalharias tradicionais», como conta à fashionup.pt Joana Santos, joalheira do coletivo que falou em nome das restantes, a união fez a força e a pop-up store da 8×8 foi inaugurada a 19 de novembro.

Quanto à localização, a designer justifica em poucas palavras que as Galerias eram particularmente interessantes pelo seu público. «Desde a inauguração, já recebemos pessoas de várias idades e de diferentes nacionalidades», conta.

O plano inicial é que a loja esteja de portas abertas até ao dia 15 de janeiro, mas só o feedback do público e o balanço das joalheiras ditarão a sorte do espaço. «Em princípio serão dois meses, é uma experiência, até pode surgir a hipótese de continuarmos com o projeto. No final vamos fazer o balanço e vamos ver», explica a joalheira sobre o projeto apoiado pela plataforma Portuguese Jewelry Newborn, criada pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) para apoiar a nova geração da joalharia nacional.

Wek - Messy Colar em impressão 3D

Wek – Messy Colar em impressão 3D

Juntas em exposições e projetos da área e fãs confessas do trabalho das colegas, as designers da 8×8 são oriundas de áreas como a escultura, a matemática e a arquitetura. «Unimo-nos pela joalharia», afirma Joana Santos, que conta que dois dos elementos do coletivo estão de momento sediados fora do país. Ana Bragança vive e trabalha na Suíça e Susana Teixeira em Itália, mas estão «em contacto constante umas com as outras».

A separá-las está a sua estética. Sem saber o nome da autora, quem percorre as coleções da pop-up store 8×8 sabe imediatamente quando acaba o trabalho de uma e começa o de outra. «Somos muito distintas e o objetivo é esse: que as pessoas possam ver o que se está a fazer na joalharia de autor. Cada uma tem a marca própria, mas os coletivos acabam por ter outra força e foi isso que quisemos mostrar na loja», esclarece Joana Santos à fashioup.pt.

joana-santos-joalharia-de-autor_kyo-collection_brincos-mh-prata-925_pvp-45e

Joana Santos – Kyo Collection

No âmbito das marcas próprias – todas disponíveis online – as designers vão também estabelecendo interessantes parcerias fora da sua zona de conforto. Joana Santos aliou-se, na mais recente edição do Portugal Fashion, a Eduardo Amorim para completar a coleção de pronto-a-vestir de pegada grunge do jovem designer (ver Troca de alianças no Bloom). Já Lia Gonçalves tem vindo a dar um toque especial às propostas em burel da marca de agasalhos À Capucha (ver Agasalhos 2.0).

«Apesar de acharmos que a joalharia de autor não segue tendências e não existir essa velocidade que há na moda, há interesse neste tipo de parcerias», destaca Joana Santos.

As peças disponíveis na 8×8, com um leque de preços que começa nos 20 euros e chega aos 300, são trabalhadas artesanalmente em prata e prata dourada.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Mudam-se os tempos, mudam-se as roupas?

Próxima Notícia

Luzes, câmara, moda




Sugestões

Mudam-se os tempos, mudam-se as roupas?

Caso se sigam algumas dicas de estilo, não é necessário mudar de roupa sempre que um dia de inverno decide mudar de humor....

29 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.