Recentes

Beleza de luxo

Destaques / Marcas / 18 Fevereiro, 2015

As grandes casas de moda começam, lentamente, a dominar o mercado de cosmética e de fragrâncias, saltando a fronteira do convencional para o fenomenal.

BelezadeLuxo2

Há sempre um aroma associado a alguma memória, um batom que é imagem de marca de uma mulher. A gama Opium da Yves Saint Laurent, o perfume Addict da Dior ou o batom vermelho da Chanel: as escolhas são infinitas e as oportunidades promissoras. As casas de moda estão a dominar o mercado da cosmética e de fragrâncias.

As coleções de roupa que desfilam nas passerelles deixaram de ser o único foco de atenção para o público. Cada vez mais, as pessoas prestam atenção aos pormenores, como a maquilhagem ou o cabelo, que têm o poder de iluminar um look. Atentas, as casas de moda têm vindo a alargar as áreas de negócio, estabelecendo-se, assim, como sinónimos de luxo puro.

O montante necessário para adquirir uma carteira Chanel, que tantos suspiros provocam entre o público feminino, não é igual à quantia exigida pela fragrância Chanel No. 5. No entanto, a essência da marca e o poder do nome são os mesmos, independentemente do produto. Conscientes do poder que o simples título suporta, as grandes casa de moda estão a investir cada vez mais no mundo da cosmética: um perfume Chanel é relativamente acessível, o mesmo não se pode dizer dos seus acessórios. Muitas são as marcas a apostar no mercado de beleza, quer seja com coleções cápsula ou completas – em nome próprio ou com apoio de empresas da indústria como L’Oréal, Estée Lauder ou Procter & Gamble.

A dupla da Proenza Schouler, com apoio da MAC, lançou uma edição limitada de maquilhagem. A coleção de vernizes que Phillip Lim criou em colaboração com a Nars, no verão passado, foi um verdadeiro sucesso. A Gucci lançou as suas linhas de perfumes, beleza e skincare com ajuda da Procter & Gamble, tal como a Dolce & Gabbana. A Hermès tem um perfumista exclusivo, Jean-Claude Ellena, para criar as fragrâncias da casa francesa. Já o famoso designer dos sapatos com sola vermelha, Christian Louboutin, idealizou uma coleção de vernizes em que a tampa do frasco é tão alta quanto o maior salto alto que Louboutin alguma vez fezBelezadeLuxo3

As fragrâncias luxuriantes de Tom Ford e as embalagens sumptuosas enchem o olho e o ego de quem tem oportunidade de adquirir os produtos com assinatura do designer inglês – disponível, em exclusivo em Portugal, no El Corte Inglês de Lisboa. Desde o seu lançamento em 2007, os perfumes e os produtos de maquilhagem de Ford têm sido um sucesso de vendas. O segredo é simples: «os produtos de beleza são abordados da mesma forma como fazemos com a moda: nós fazemos produtos de luxo», explicou Tom Ford ao jornal South China Post Mail.

Parece que esta tem sido a estratégia de eleição por parte das grandes casas de moda e a que tem alcançado mais resultados a nível financeiro e de consciencialização pública. A interligação do produto que as pessoas desejam ter com o que podem ter leva a que acabem por comprar o desejo, independentemente de ser a curto, médio ou longo prazo. Exemplo disso foi o sucesso que o lançamento da fragrância masculina Brit Rhythm da Burberry, em 2013, teve: uma coleção cápsula de casacos de cabedal lançada na mesma ocasião – e que o modelo usava na campanha publicitária – esgotou rapidamente. A Chanel também lança palettes de sombras a condizer com as cores da roupa que apresenta na semana da moda em Paris. Existe, assim, a uma personificação da filosofia das marcas em algo que é mais acessível sem perder a elegância inerente à moda, mesmo que sejam produtos de beleza.








Notícia Anterior

E já lá vão 3 dias!

Próxima Notícia

A passerelle do Sambódromo




Sugestões

E já lá vão 3 dias!

O ambiente da semana da moda de Nova Iorque tem-se revelado integrador, muito criativo e mais star-power do que nunca. As tendências...

16 Fevereiro, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.