Recentes

Athleisure treina fora do guarda-roupa

Destaques / Tendências / 26 Julho, 2017

Depois de ter dado elasticidade e conforto a todas as peças do guarda-roupa, a macrotendência chegou agora à cosmética e aos acessórios. Do boom das mochilas à maquilhagem à prova de ginásio, há muito que o athleisure deixou de se esgotar nas leggings.

Bolsas, relógios e maquilhagem estão agora a receber influências do desporto e do fitness, segundo a Quartz, numa altura em que as marcas rivalizam por quota de mercado.

Um relatório recente do Euromonitor revelou que muitos retalhistas têm agora linhas athleisure – macrotendência que deixou de se circunscrever ao vestuário e calçado.

Nas últimas edições da Baselworld, a reputada feira internacional de joalharia e relojoaria, marcas tradicionais têm mostrado relógios inspirados pelo desporto. Marcas como a Kate Spade e a Accessorize, por seu lado, vendem agora garrafas de água nas suas lojas. Estas marcas não adotaram a tendência apenas por falta de melhores ideias. Estão antes a responder à procura dos consumidores.

«O código de vestuário mais casual e inspirado pelo desporto alimenta o apetite por marcas desportivas e mochilas e bolsas inspiradas no desporto, até mesmo relógios», observou o Euromonitor, sublinhando que a marca desportiva Adidas «registou um crescimento de 9% dentro da categoria de bolsas e mochilas em 2016, quase três vezes mais do que a média da categoria».

Considerando esses números, provavelmente não é coincidência que, em maio, a Adidas tenha apresentado uma colaboração com a popular marca japonesa de acessórios Porter.

A Nike, entretanto, trabalhou com a Apple para uma edição especial do Apple Watch, desenvolvida especificamente para praticantes de corrida.

Maquilhagem em movimento

A influência do athleisure e dos estilos de vida ativos que o motivam exercitam-se ainda de formas além daquelas documentadas no relatório Euromonitor.

Numa altura em que os consumidores têm demonstrado um interesse crescente em ficar em forma – e partilhar rotinas de fitness com o mundo através das redes sociais –, as empresas de cosmética começaram também a oferecer novas linhas de produtos, ideais para o ambiente de ginásio (ver Beleza ao ritmo do athleisure).

A Rae Cosmetics, por exemplo, tem uma gama na qual todos os produtos foram desenvolvidos para durar entre exercícios e, claro, face ao calor e transpiração.

Já a Sweat Cosmetics, marca desenvolvida especificamente para mulheres ativas, foi lançada no verão de 2015 por cinco ex-atletas profissionais e a inspiração veio das experiências das fundadoras. Como prova do seu sucesso, a Sephora começou a vender a Sweat Cosmetics em junho de 2016.

A gigante do retalho de beleza vende também a Yuni, que se apresenta como «a primeira marca de beleza inspirada pelo movimento athleisure». A Yuni propõe produtos como toalhitas corporais e gel de recuperação muscular, segmentados para consumidoras com estilos de vida ativos.

Em dezembro, a marca Tarte divulgou a sua versão de maquilhagem athleisure – batizando, inclusivamente, a linha de “Athleisure” – que tem por base um hidratante, um rímel à prova de suor e toalhitas à base de óleo.

Em 2017, o mundo da moda parece ter alcançado o pico da obsessão pelo athleisure, um mercado estimado em cerca de 44 mil milhões de dólares (aproximadamente 38 mil milhões de euros) só nos EUA, de acordo com o NPD Group. Mas, claramente, há espaço para que a tendência continue a crescer fora do guarda-roupa.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Sustentabilidade em avanço

Próxima Notícia

Escola de Costura António Mineiro inaugurada




Sugestões

Sustentabilidade em avanço

Ainda que frequentemente se associe a moda ecológica a designers emergentes ou a práticas e iniciativas recentes de retalhistas...

26 Julho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.