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As previsões da moda

Destaques / Tendências / 5 Janeiro, 2017

logoSerá que o cor-de-rosa, que pintou as passerelles em setembro último, vai salpicar as montras das lojas em 2017? E a logomania vai dominar as ruas? Quais as marcas que vão roubar todas as atenções nos próximos 12 meses? Estas questões de moda foram colocadas aos mais reputados visionários que, sem baralhos ou búzios, previram como será o ano que agora se estreou no calendário.

Alguns insiders da indústria aceitaram o repto do jornal The Telegraph e fizeram as suas previsões para 2017, sendo já possível antecipar algumas tendências-chave.

T-shirts com logotipos

«As peças-chave virão de marcas que estiveram em alta em 2016», afirma Sarah Rutson, vice-presidente de compras globais na Net-a-Porter.com. «Há uma estética streetwear que paira no ar, quer se trate das sweatshirts oversized da Vetements e Off-White ou das t-shirts com logotipos da Gucci», aponta.

Robes e denim

«Todas precisamos de investir num robe na primavera-verão 2017 – adoro os da Attico, Balenciaga, Gucci, Natasha Zinko e Dolce & Gabbana», revela Laura Larbalestier, responsável de compras na Brownsfashion.com. Enquanto isso, os jeans vão continuar em alta. «O denim é uma tendência fundamental para a primavera-verão 2017, mas desta vez com mais atitude do que nunca. Notámos um ressurgimento do denim branco na Preen e Rejina Pyo, bem como nas peças-declaração da Off White, Acne e Y Project», acrescenta.

Saltos altos e pormenor

«Pormenores em cetim e os bordados são a solução de verão para o veludo», explica Cassie Smart, responsável de compras de calçado e bolsas na Matchesfashion.com. «Vimos isso em muitos estilos de calçado e bolsas de marcas como a Loewe. Estamos também a anunciar o regresso do stiletto de salto fino, como visto em YSL, Attico e Balenciaga, cujas botas pela coxa e pumps serão o calçado da estação».

 

Street Style : Day Four Paris Fashion Week Spring/Summer 2017robes1De volta aos anos 80

«Em tempos de incerteza, os consumidores procuram o conforto na nostalgia. Uma das maiores tendências para a temporada primavera-verão 2017 feminina é a estética dos anos 80», refere Emily Bezzant, analista da Edited.

Cores vivas

«Uma das coisas que contemplamos em 2016 foi um renovado sentido de imaginação em que a cor apareceu em contextos diferentes dos tradicionais», reconhece Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. Amarelo, laranja, rosa e, claro, o verde “Greenery” – a cor do ano do instituto – vão dominar a paleta de 2017.

Sensibilização do consumidor

«Os nossos clientes, especialmente os millennials, estão cada vez mais curiosos por saber como e onde são produzidas as roupas que vestem. Para nós, a sustentabilidade não é uma tendência, é um novo padrão na indústria da moda», considera Heather Gramston, responsável de compras de womenswear na Selfridges.



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