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Quando as mãos encontram as máquinas

Desfiles / Destaques / 1 Fevereiro, 2017

_nic0898A semana de alta-costura terminou na última quinta-feira, 26 de janeiro e, de novo, se encontraram em Paris o trabalho artesanal – um vestido da Chanel terá demorado 600 horas a ser bordado – e as novas tecnologias – Iris van Herpen mostrou vestidos em poliuretano vindos diretamente do futuro.

No calendário da alta-costura para a primavera-verão 2017, que decorreu de 22 a 26 de janeiro na capital francesa, todos os momentos foram altos, mas uns foram mais altos do que outros.

Em destaque esteve o alinhamento surrealista de Jonh Galliano para a Maison Margiela, no qual rostos em tule fizeram com que casacos minimalistas ganhassem três dimensões e vida própria na passada das modelos. O talento de Galliano foi ainda explorado em peças desconstruídas, como casacos e vestidos, vestidos de proporções exageradas e gabardinas com um twist.

Os desfiles a solo de Pierpaolo Piccioli na alta-costura da Valentino e de Maria Grazia Chiuri na passerelle da Dior também mereceram a atenção dos portais da especialidade e ambos os designers tiveram a aprovação da crítica.

Na casa Valentino, Piccioli deixou-se inspirar pela mitologia grega, encenando um desfile de ninfas vestidas com plissados e transparências acompanhado ao piano pelo compositor Alexandre Desplat.

No bosque encantado de Maria Grazia Chiuri, erguido no museu Rodin, as modelos usaram capas e capuzes negros e vestidos com pormenores em tule, veludo e bordados com criaturas mágicas. Os rostos foram tapados com máscaras e os cabelos com penas.

christian-dior-pfw-koko-tv-15valentinoNa Chanel, Karl Lagerfeld foi o maestro de um desfile Art Déco sediado no Grand Palais. A mostra foi arrebatada pela “noiva” Lily-Rose Depp – a nova musa inspiradora do kaiser da moda –, marcada pela reinterpretação do estilo de Coco Chanel e intersetada por penas, tule, organza, cetim e materiais reflexivos para brincar em texturas e contrastes. Na assistência, como é apanágio, a primeira fila estava repleta de celebridades.

Do laranja casado com preto da Armani Privé às diferentes interpretações do negro na Givenchy, a passerelle da alta-costura não se fez apenas de vestidos, mas também de calças memoráveis em couro, na primeira, e com lantejoulas, na segunda.

Igual modus operandi seguiu a Jean Paul Gaultier, onde as calças foram denominador comum, mas com uma paleta – do azul elétrico aos florais – bem menos discreta.

_val1569guo-pei-hc-rs17-3044Os excessos da passerelle foram exacerbados pelas mãos de Giambattista Valli e da chinesa Guo Pei, com a primeira passerelle a procurar contar, segundo o próprio designer, a história de uma viajante em vestidos de capas esvoaçantes ou em camadas de tule coloridas e a segunda a recontar as vestes monárquicas e eclesiásticas europeias de séculos passados.

Deixando o passado para trás, a passerelle da holandesa Iris van Herpen trouxe boas novas do futuro, com vestidos em poliuretano transparente pintados através de um processo no qual a tinta é injetada em moldes. Por sua vez, a mostra da convidada Vetements desafiou o presente, retratando estereótipos em pessoas e coordenados comuns.

Já a desvendar o que poderão usar as estrelas de Hollywood no próximo dia 26 de fevereiro na passadeira vermelha dos Óscares, as propostas glamourosas e românticas do libanês Elie Saab em “The Birth Of Light” iluminaram a passerelle com apontamentos de joalharia em vestidos ricos em transparências e de cintura de vespa.



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1 Fevereiro, 2017   
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