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As 12 badaladas das tendências

Destaques / Tendências / 12 Dezembro, 2016

TendênciasNa contagem decrescente para 2017, o tempo é propício a balanços e nem as tendências de moda escapam. De acordo com os dados da plataforma digital de luxo Lyst – que analisou os hábitos de compra das mulheres do Reino Unido ao longo de 2016 –, há um grupo de tendências que, definitivamente, resume o ano em termos de estilo.

Os jeans de perna reta, que vieram substituir a silhueta skinny, os bombers que voaram diretamente da memória da aviação norte-americana para o guarda-roupa das amantes de moda ou a renascença de marcas icónicas de décadas passadas integram as tendências mais marcantes de 2016.

1 – Jeans de perna reta

Os “midblue” – assim foram catalogados pelos portais de moda os jeans em azul médio, de cintura subida e silhueta retro das décadas de 1970 e 90 que abdicam da elasticidade – substituíram os skinny nos coordenados das millennials.

Os jeans midblue foram os alfas de 2016 e saíram, mais do que uma vez, com fashionistas como Miroslava Duma (ver Os novos It-jeans).

2 – Mocassins

Em 2016, os mocassins ganharam segundas e terceiras vidas pela intervenção de Alessandro Michele. O diretor criativo da Gucci começou por propor a expressão mais clássica do modelo, mas a evolução aconteceu via brilho. Nesta estação fria, a popularidade dos mocassins conheceu um novo patamar (ver Coordenados presos às redes).

3 – Off-shoulder

Os números não mentem. A silhueta off-shoulder cresceu drasticamente de dezembro de 2015 até maio de 2016 – 261% no Reino Unido. Os dados da pesquisa do portal WGSN atestam ainda que uma ampla gama de celebridades, de Michelle Obama a Kendall Jenner (ver In & Out para o outono), ajudou à sua omnipresença nas diferentes estações.

tendencias14 – Rasos

No Reino Unido, de acordo com a Mintel, as vendas de calçado raso dominaram as de saltos altos em 2016, em linha com a força da roupa descontraída e utilitária.

5 – A renascença das marcas

Marcas como Calvin Klein, Ellesse, Reebok e Champion foram resgatadas da memória da moda durante o corrente ano, sobretudo pela preponderância das tendências dos anos 1990 (ver O bom, o mau e o vilão).

tendencias66 – Bombers

Desenvolvidos inicialmente para a força aérea norte-americana, os “flight jackets MA-1”, geralmente com elástico na cintura e nos punhos e com fecho para não deixarem entrar o vento, foram, com o passar do tempo, rebatizados “bomber” (ou aviador).

Versátil e prático, o casaco estilo aviador adaptou-se a qualquer estilo e esteve aberto à reinterpretação (ver Lição de voo).

7 – Pierce Bag

Honrando as tradições, durante as semanas de moda dedicadas ao outono-inverno 2016/2017, a bolsa Dionysus, da Gucci, conquistou o estatuto de “It”. Já nas mostras dedicadas à primavera-verão 2017 – com particular impacto em Nova Iorque – foi a Pierce, proposta por J.W. Anderson para a sua marca epónima, que mereceu destaque, sendo levada pela mão de nomes bem conhecidos nas galerias de estilo de rua.

As vendas da bolsa na plataforma digital de luxo Lyst subiram 45%, com a maioria dos modelos comprada inclusivamente durante o calendário da “Big Apple” (ver Pierce, a nova “It bag”).

8 – Hoodies

Outrora bode expiatório para todos os males da sociedade, o “hoodie” – termo que se refere a peças como casacos e camisolas rematadas com capuz – foi o menino bonito da indústria da moda em 2016, saltando das ruas para a alta-roda da moda, pelos contributos de Demna Gvasalia ou Rihanna (ver Das ruas para a alta).

9 – Fatos-de-banho

O fato de banho mergulhou com graciosidade e sofisticação nas propostas de swimwear de 2016 e tomou conta das praias, piscinas e, até, festivais. Em julho, as vendas de fatos-de-banho superaram as de biquínis em 5%.

tendencias710 – Cor-de-rosa

A indústria que havia gritado a fluidez de género aos quatros ventos nas últimas estações, foi precisamente a mesma que no mais recente calendário de desfiles de pronto-a-vestir feminino se ergueu em defesa do cor-de-rosa (ver 50 sombras de rosa). Mais do que isso, ao longo de 2016, houve uma subida de 810% nas procuras de artigos rosa na plataforma Lyst.

11 –Veludo

As modelos Gigi Hadid e Kendall Jenner ou a cantora Rihanna ajudaram a levar o veludo para as galerias dos portais da especialidade em pleno agosto e muitas retalhistas – como a Zara, Topshop e Asos – foram preenchendo as respetivas prateleiras e montras com o material que dominou as coleções de outono-inverno 2016/2017 de marcas como Vetements ou Stella McCartney. (ver A libertação do veludo) Prova da popularidade do material rico, de agosto a dezembro, as vendas de vestuário e acessórios em veludo cresceram 45%

12 – Acolchoados

Neste outono-inverno, o casaco acolchoado foi a tendência com o convite mais aliciante em termos de conforto e utilidade. Apontado pelos portais da especialidade como o grande “It”, o outerwear com enchimento começou por seduzir as fashionistas e, depois, enamorou as ruas (ver Um amor de inverno). Na Lyst, as pesquisas dos casacos acolchoados aumentaram 300% de setembro a dezembro.



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