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O arco-íris da Kahmune

Destaques / Marcas / 30 Janeiro, 2017

kahmune2Com a chegada da Primavera vem, também, a Kahmune, marca de calçado cujo objetivo é oferecer pares nude para todos os tipos de pele. A coleção de estreia oferece apenas dois estilos – umas sandálias de tiras e uns stilettos –, ambos disponíveis em 10 tons.

De acordo com a fundadora, Jamela Acheampong, o nome “Kahmune” deriva da palavra “comuna”, procurando abordar a união na diferença e, por conseguinte, todos os tons de pele.

Cada uma das 10 cores dos pares de sapatos da marca emergente bebe inspiração numa determinada cidade do globo, incluindo Enugu na Nigéria, Rio de Janeiro no Brasil e Edimburgo na Escócia.

A pouco mais de um mês do seu lançamento oficial, o feedback da marca tem sido positivo, com uma lista de espera em crescendo. O motivo de tanta antecipação? Até aqui, as mulheres negras têm tido dificuldades com as paletas nude.

«Estava a navegar nas redes sociais à procura de roupas e acessórios nude, mas o termo agregou sempre os mesmos resultados: bege, creme e bronzeado», recorda a fundadora da marca, Jamela Acheampong, em declarações ao The Telegraph. «Era evidente que o nude tinha um tipo. O facto de a expressão ser atribuída a um tom específico era um problema», explica. Assim despontava a Kahmune, em fevereiro do ano passado. «Há marcas a fazer o mesmo para a lingerie, para batons e collants, mas notei uma grande lacuna quando se tratava de calçado», acrescenta Acheampong.

As observações de Jamela Acheampong são sublinhadas por Kenya Hunt, diretora de moda da Elle UK. «Tenho um par de sandálias de tiras da Céline que, por assim dizer, combinam perfeitamente com a minha tez escura, mas, embora sejam o meu tom exato de nude, não foram comercializadas como tal», afirma, acrescentando que «quando me mudei para Londres, vinda de Nova Iorque, não conseguia acreditar na falta de maquilhagem adequada ao meu tom de pele e tinha muitas amigas com rendimento disponível que queriam comprar produtos que, simplesmente, não estavam no mercado».

Des Lewis, editora de estilo da Marie Claire, teve uma experiência similar, referindo que tem vindo a usar pouca maquilhagem devido «à falta de escolha e disponibilidade de produtos» que funcionam no seu tom de pele.

Não obstante, nos últimos anos, cada vez mais empresas de cosmética têm procurado responder a esta lacuna, oferecendo produtos especificamente para mulheres negras, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

kahmuneÀ primeira vista, alguns dos tons nude da Kahmune parecem bastante semelhantes, mas há subtis diferenças de cor, que adequam as ofertas a uma tez particular – como o tom avermelhado de “Bogotá”, que se destaca do “Goa”, mais amarelado. Já a sombra mais escura, “Juba”, que representa a «melanina do Sul do Sudão», foi conseguida através de uma combinação com a cor NW58 das bases da marca de cosmética MAC.

«O meu pai sempre disse que algumas das melhores ideias de negócios são aquelas que resolvem um problema – a Kahmune nasceu como uma solução há muito esperada», acredita Jamela Acheampong,.

Depois destes dois estilos, a Kahmune ambiciona alargar o seu leque, introduzindo modelos rasos e calçado desportivo. «Não quero revelar muito, mas vamos introduzir alguns estilos novos este verão. Comecei com estilos clássicos e intemporais, mas é importante para mim que as amantes de calçado raso e de sapatilhas possam também fazer parte de nossa “kahmunity”», revela a fundadora da Kahmune.



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