Recentes

Anjos caídos

Destaques / Tendências / 20 Abril, 2015

ElizabethMcGovernDe que é feita uma supermodelo? De uma beleza fora do comum, sim. Mas tem de haver algo mais. E há. Um certo carisma, um instinto de moda, resistência de aço, sex appeal q.b. É neste espectro de qualidades que uma modelo alcança o cognome de “super”.

Cada década tem as suas “supers”, dos ícones dos anos 60, Jean Shrimpton e Twiggy, à irreverente Cara Delevingne de hoje.

Não é apenas famosa. A supermodelo capta a essência de uma época, porque está no epicentro da vida cultural, da moda do seu tempo e, em simultâneo, na sua vanguarda.

No princípio foi Nesbit

Este fenómeno não é novo e remonta já ao início do século XX, quando a primeira supermodelo alcançou a fama. Evelyn Nesbit, uma beleza de Filadélfia, foi a modelo mais requisitada na “Gilded Age” americana. A sua vida foi turbulenta e agitada, e a sua fama atingiu o pico quando esta se envolveu num assassinato, que à data foi apelidado de “julgamento do século”.

O século XIX foi um período fascinante de rápido crescimento económico nos EUA, mas também foi uma época de pobreza considerável. Nesbit conheceu ambos os lados.

Foi na moda que viu a saída para a pobreza em que a família se encontrava depois da morte do pai. A jovem Evelyn era de uma família “respeitável”, e desfilou -completamente vestida – para artistas a partir dos 14 anos. Quando veio para Nova Iorque em 1900, a sua ascensão foi meteórica.

Apresentada a artistas e ilustradores, Nesbit rapidamente se transformou na modelo mais badalada na Big Apple. Foi nspiração para inúmeras obras de arte, incluindo a famosa peça “Innocence” do escultor George Grey Barnard (agora no Metropolitan Museum of Art) e a obra de Charles Dana Gibson “Women: The Eternal Question”.

Emprestou o rosto a muitas capas de jornais e revistas, entre elas a Vanity Fair, a Harper’s Bazaar e o The Delineator and Ladies’ Home Journal.

O rosto juvenil de Nesbit tornou-se onipresente, visto em cartões postais, maços de tabaco, calendários e cremes de beleza.

Não demorou muito para que a primeira supermodelo tivesse um papel numa peça da Broadway, em “The Wild Rose”.

Como as suas sucessoras supermodelos, Nesbit tornou-se num ícone da sua era. 

A grande colheita das super

Longe de Nesbit e das suas sucessoras, foram os anos 90 os mais férteis no nascimento de supermodelos.

claudia_schiffer_haironthebrain 1414608896_elle-macphearson-ocean-drive-zoom 129819Elle Macpherson, apelidada de “The Body” pela revista Time em 1988, foi modelo exclusivo da Victoria’s Secret e estrelou no filme “Alice” de Woody Allen.

Já Cindy Crawford foi eleita um dos “40 hottest hotties in the 90’s”. Claudia Schiffer entrou para o Guiness como a modelo que fez mais capas de revista em todo o mundo.

A elas se juntam “A Trindade” Christy Turlington, Linda Evangelista e Naomi Campbel, assim conhecidas por serem frequentemente fotografadas juntas pelo fotógrafo de moda Steven Meisel.

Kate Moss, conotada de anti-modelo dos anos 90 pelo seu “heroin-chic look”, começava em 1993 e viria para ficar. 

Mais do que super, über

Já trabalhou com nomes como Chanel, Valentino, Versace, Louis Vuitton, Alexander Wang, Balenciaga e Carolina Herrera e desfilou por várias vezes como anjo da Victoria’s Secret.Antonio de Moraes Barros Filho

Foi apelidada de übermodel por uma revista da especialidade devido ao sucesso intergaláctico que alcançou. Mais do que super, Gisele Bündchen é über.

Depois de 20 anos de desfiles, a brasileira disse adeus às passerelles, no dia 15 de abril.

Naquela noite da semana da moda de São Paulo, Bündchen salientou que não se está a aposentar, mas vai continuar o trabalho fora da passerelle e passar mais tempo com a sua família.

A modelo mais bem paga do mundo nos últimos oito anos, segundo a revista Forbes, arrecadou mais de 47 milhões de dólares só em 2014.

Recentemente, Gisele Bündchen assinou o seu maior contrato – no valor de mais de 25 milhões de dólares, de acordo com a mesma revista – com a marca de vestuário desportivo americana Under Armour.

 



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Carlos Gil vai a jogo

Próxima Notícia

Amor adolescente




Sugestões

Carlos Gil vai a jogo

O designer sediado no Fundão aposta tudo na nova coleção da sua marca epónima, que em breve poderá desfilar noutras...

17 Abril, 2015   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.