Recentes

Amarelo ilumina inverno

Destaques / Tendências / 24 Novembro, 2016

amarelo6Como mostrado por Alicia Vikander na última cerimónia de entrega dos Óscares, por Beyoncé no videoclipe da música “Hold Up” e, mais recentemente, por Emma Watson como Bela no filme “A Bela e o Monstro”, o vestido amarelo cumpre tudo aquilo que se espera de um look festivo.

O vestido amarelo pode já ter sido a peça oficial das damas de honor de uma noiva com gosto duvidoso, mas o seu apelo mudou nos últimos meses. Agora, este é um vestido que representa a audácia e bravura no feminino, pelo menos de acordo com os insiders da indústria da moda.

A justificar a adjetivação está o popular videoclipe de Beyoncé, no qual esbanja força e sensualidade. O vestido Roberto Cavalli em tons mostarda que a cantora usou em “Hold Up” tinha muitos folhos, um decote provocador e parecia convidar a uns passos de flamenco.

A stylist do videoclipe, B Akerlund, disse à data do lançamento que «sendo o contexto do vídeo um pouco violento, estávamos à procura de algo oposto para torná-lo positivo e sexy e para salientar os pontos fortes de uma mulher».

amarelo3_1Para encontrar o precursor do vestido amarelo usado por Beyoncé em “Hold Up”, o jornal The Guardian acredita que seria preciso regressar à rainha Isabel I e às suas vestes faustosas.

Não obstante, a paixão assumida da moda pelo amarelo remonta a 2003 e, particularmente, a um vestido especial cor de limão assimétrico que Kate Moss usou para um jantar de moda em Nova Iorque. Poucos souberam transmitir exatamente o que havia de tão especial no vestido, mas muitos citaram uma magia e uma elegância capazes de rivalizar com Grace Kelly.

Os vestidos amarelos levantaram grandes ondas nas cerimónias de entregas de prémios desde então – recorde-se, a propósito, Cate Blanchett em Valentino, em 2005, ou Michelle Williams em Vera Wang, em 2006.

amarelo4Ao contrário de um qualquer vestido rosa, com raízes profundamente femininas, um vestido amarelo está capaz de confrontar os papéis de género. Esta é, afinal, a cor tradicionalmente comprada por grávidas que ainda não sabem o sexo de bebé.

Mais recentemente, em 2011, a rainha de Inglaterra confirmou o amarelo como a sua tonalidade favorita e, na realeza da música pop, a cantora Rihanna levou o memorável manto amarelo assinado por Guo Pei à gala do Met de 2015.

Já em 2016, a cor que tem sido afastada dos coordenados de mulheres sofisticadas e de guarda-roupas discretos pintou as passerelles, via Alessandro Michele na Gucci e Demna Gvasalia na Balenciaga, passadeiras vermelhas, no festival de Cannes (ver Raios de sol), e asfalto, graças ao epidémico blusão de couro da Zara (ver Febre amarela da Zara), com igual destreza.

Para o ano, o amarelo mostarda será ainda rebatizado. Donatella Versace, que explorou a cor na coleção primavera-verão 2017 da Versus Versace, apresentou o tom como “manga”.

Com este encadeamento, espera-se que no próximo mês a cor seja convidada de honra de muitas festas de passagem de ano.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

O Japão cool da Enföld

Próxima Notícia

Natal no mercado




Sugestões

O Japão cool da Enföld

A partir de Tóquio, a designer Mizuki Ueda já levou o seu design cool para Nova Iorque, mas a marca de pronto-a-vestir...

24 Novembro, 2016   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.