Recentes

Alexandra Moura cá e lá

Designers / Destaques / 20 Junho, 2017

Dividida entre Lisboa e resto do mundo, Alexandra Moura tem partido à descoberta de mais mercados e novos públicos, expandindo para outras paragens a sua marca própria. Do Norte da Europa à Ásia, do Médio Oriente à Austrália, a designer portuguesa está a dar saltos seguros na internacionalização.

O movimento constante entre os diferentes pontos do globo traduziu-se na mais recente coleção de Alexandra Moura, batizada, precisamente “Cá e Lá”. Nos últimos anos, a designer assumiu o seu lado de descobridora, tal como os nossos antepassados, e lançou-se à conquista de novos continentes.

«Apesar de não nos estarmos a meter por caminhos totalmente desconhecidos, porque sabemos onde gostaríamos de estar, estamos a fazer isso mesmo, a tentar chegar mais longe, a mais mercados, a mais públicos. Esse acaba por ser o espírito de descobridora que, de alguma forma, esta coleção tentou passar», revelou ao Jornal Têxtil, num artigo publicado na edição de abril (ver O negócio da moda).

A presença regular em Londres e Paris, com showrooms, são portos de escala obrigatória para Alexandra Moura chegar aos seus mercados. Japão, Xangai, Kuwait e Barcelona fazem parte da lista em que a marca da designer conta presenças em concept stores. «Estas concept stores onde estamos no Kuwait são lojas que trabalham muito a moda conceptual e a moda de autor, onde estão designers como Yamamoto, Rick Owens e Gosha», explicou. No Japão, a marca é vendida na reputada Opening Cerimony. «Estar ali é muito gratificante, um desafio e é uma responsabilidade», afirmou.

Sem renegar o ADN da marca, esta disseminação internacional tem levado a designer a «pensar a tipologia das peças mais assertivas para aquelas lojas. Não ao nível estético, porque como trabalho muito o conceito e tento sempre ser o mais genuína possível com aquilo que estou a sentir enquanto desenho uma coleção, sou bastante livre ao nível criativo, mas obviamente que quando estamos a editar a coleção, a ver o tipo de peças que vamos realmente concretizar, surge essa preocupação para sermos assertivos», confessou.

O projeto da loja própria, que inaugurou em 2012, ficou mesmo para trás para prosseguir esta senda conquistadora. «A loja era o nosso mundo aberto ao público, em que eu andava sempre à procura de outros portugueses que estivessem a fazer coisas interessantes em várias áreas. Mas percebemos que isto poderia estar a crescer e já não estávamos a ter tempo para nos dividirmos. Com a exigência do mercado, com a exigência dos próprios compradores que estávamos a atingir e ao pé das marcas que já tínhamos ao lado, não podíamos arriscar e, então, entre loja ou marca, ficou a marca», justificou.

No entanto, reconheceu Alexandra Moura, a experiência da loja em Lisboa, que tinha 95% dos clientes estrangeiros, «fez-me perceber que tinha mesmo de ir à conquista do mundo».

Além do atelier, as vendas no mercado nacional são atualmente feitas com a presença na loja Kolovrat, também no Príncipe Real, e pela scar-id store, no Porto, juntamente com as vendas online através do website Les Filles.

Antes do verão, contudo, Alexandra Moura adiantou que vai lançar o seu próprio site de comércio eletrónico.



Etiquetas: , ,




Notícia Anterior

Risca de Giz traça internacionalização

Próxima Notícia

Importância do design em debate




Sugestões

Risca de Giz traça internacionalização

A Risca de Giz, marca nacional exclusivamente dedicada à confeção de vestuário clássico infantil, começou por conquistar...

19 Junho, 2017   
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.
GET THE NEWSLETTER
From runway shows to trends, designers and events, fashionup.pt takes the latest fashion news straight to your inbox.
Your information will not be shared with any third party.
CONTACT US
Please contact us with any editorial or advertising questions.
Thank You. We will contact you as soon as possible.
Contacte-nos
Para questões editoriais ou de publicidade, por favor contacte-nos.
Obrigado. Entraremos em contacto o mais breve possível.
RECEBA A NEWSLETTER
Dos desfiles às tendências, designers e eventos, a fashionup.pt leva as últimas notícias da moda diretamente à sua caixa de correio.
Os seus dados não serão partilhados com terceiros.